Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção da SP Escola de Teatro, faz novas e prósperas parcerias com universidades europeias após viagem acadêmica


O coordenador da linha de estudo de direção da SP Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez, representou a instituição em cursos que ministrou na Europa no mês de outubro.

A convite dos programas de artes cênicas de Oslo Academy of Theatre (Noruega), Stockholm University of the Arts (Suécia) e The University of the Arts Helsinki (Finlândia), Vázquez lecionou dentro desses cursos universitários sobre pautas que são pilares de suas pesquisas como diretor e professor.

“Eu vim pra fazer um tour por universidades do norte da Europa. A primeira foi a Suécia no curso de mestrado do departamento de atuação da Universidade de Artes de Estocolmo com o tema Teatro Ciborgue. Foi bem bacana e conheci pessoas com projetos bem interessantes”, comenta o artista em entrevista ao site da SP Escola de Teatro.

Ele afirmou que entrou em contato também com pesquisadores de Inteligência artificial da Universidade Real de Estocolmo, do departamento de computação e robótica, o que foi muito enriquecedor.

“Depois fui pra Oslo, onde dei um curso de Teatro Decolonial para estudantes do mestrado em direção. Surgiram muitas questões interessantes sobre a temática e como discutir sobre isso dentro dos currículos das universidades europeias”, revelou o coordenador.

Depois, na fase final da viagem, ele retornou a Estocolmo, onde apresentou a temática de Teatro Decolonial- tema de seu doutorado- no mestrado do departamento de direção da faculdade.

“Essa experiência foi bastante rica, apresentei o projeto da SP Escola de Teatro e fomos convidados a visitar outros países e universidades, falando do nosso trabalho, da forma como entendemos a pedagogia teatral. Várias pessoas ficaram interessadas em vir para o Brasil estudar na SP, então essa viagem foi muito bacana para expandir ainda mais nossas fronteiras”, finalizou Vázquez, que ao lado de Ivam Cabral, criou a companhia de teatro Os Satyros há 33 anos, localizada na praça Roosevelt.

Recentes

24/05/2022

Estudantes, colaboradores e convidados participam de debate após exibição do curta Corre Menino, sobre necropolítica

19/05/2022

Agenda Bonifácio celebra 200 anos da independência com ampla programação; veja os eventos da SP Escola de Teatro

19/05/2022

Processo Seletivo 2/2022 – Confira os dias e horários das avaliações do primeiro momento

18/05/2022

SP Escola de Teatro brilha na Ernest Busch, respeitada universidade de teatro em Berlim

18/05/2022

Cineclube SP Alma no Olho exibe curta sobre presença e resistência do corpo negro e periférico na próxima segunda, 23

18/05/2022

Diretor teatral Marco Antônio Rodrigues participa de aula no curso de Cenografia e Figurino

16/05/2022

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta participam de oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!

13/05/2022

Estudantes bolsistas da SP oferecem oficinas de teatro gratuitas na biblioteca municipal Adelpha Figueiredo; saiba mais

13/05/2022

Rodolfo García Vázquez ministra palestra sobre direção decolonial no festival Theatertreffen, em Berlim

846 de 892 resultado(s)