Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, apresenta o projeto da instituição no colóquio Artes, Linguagens e Memórias na Amazônia, da UFPA


Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, participou na última semana do colóquio Artes, Linguagens e Memórias na Amazônia, do instituto de Ciência das Artes, da Universidade Federal do Pará.

A atividade faz parte dos projetos do Grupo de Pesquisa Perau – Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq (PPGARTES-ETDUFPA-ICA-UFPA), através de seu projeto de extensão Memórias Cênicas: formação, reflexão e práticas performativas.

O ator, dramaturgo e cofundador da Cia Os Satyros participou da mesa Pesquisa em Artes Cênicas: diálogos locais, nacionais e transnacionais, ao lado da Prof.ª Dr.ª Sanna Ryynänem, da The University of Eastern Finland, e do Prof. Dr. José Denis de Oliveira Bezerra (Perau/PPGARTES-UFPA). A Prof.ª Dr.ª Hosana Celeste, da UFPA, foi a mediadora.

Na conversa, o diretor executivo contou sobre a formação do projeto da SP Escola de Teatro e de seu sistema pedagógico.

“Há mais de 10 anos a SP Escola de Teatro vem quebrando alguns paradigmas no ensino das artes cênicas no Brasil, através de uma visão pedagógica sistêmica, que percebe o formador e o estudante sob a prisma das sensibilidades, potencialidades artísticas, críticas e principalmente cidadãs”.

Ele conta que através do projeto da SP Escola de Teatro que chegou à psicanalise, área na qual se especializou e também trabalha nos dias atuais. Para ele, o ponto fundamental do sucesso da instituição é o fato de ser um centro de formação criado e gerido por artistas.

“A gente tem uma máxima de ser um lugar de artistas que formam artistas. Então todos nossos formadores tem um trabalho prático muito importante. (…) Nosso sistema pedagógico é complexo, mas basicamente o artista é um ser em que encampa um sistema, que é maior do que a pedagogia exatamente, mas numa mão dupla de um artista formador e um artista estudante”, revela.

Confira o evento completo do Colóquio Artes, Linguagens e Memórias na Amazônia abaixo!



Recentes

27/11/2023

Processo Seletivo 2024/1º semestre: edital de data, hora e local para atividades do Primeiro Momento

26/11/2023

Veja como foi a oficina teatral realizada para mulheres e crianças imigrantes da AMILV

24/11/2023

Cia Zzzlots promove palestra com público após peça “Platitudes” neste sábado (25)

24/11/2023

Lançamento do livro “Eternizar em Escrita Preta” destaca três autores negros e a importância de narrativas plurais

24/11/2023

Sarau Amor em SP leva Batalha de Rima para a SP Escola de Teatro

23/11/2023

Pela 3ª vez, ADAAP e SP Escola de Teatro ganham Selo Igualdade Racial da prefeitura de SP

22/11/2023

"Que tipo de racista eu sou?", pondera Isildinha Baptista Nogueira durante Evento Formativo “Letramento Racial II" na SP Escola de Teatro

22/11/2023

SP Escola de Teatro entrevista Patricia Pillar, conselheira da ADAAP

21/11/2023

Lançamento de “Eternizar em Escrita Preta”, coletânea de dramaturgias de novos escritores negros, acontece amanhã (22)

297 de 699 resultado(s)