Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Programa Oportunidades lança projeto Biblioteca Transterritorial, com entrevistas com refugiados e imigrantes moradores da região do Brás, em São Paulo

O Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro promove na região do Brás, bairro em que está localizada uma das sedes da instituição, o projeto Biblioteca Transterritorial.

A iniciativa encerra em 2022 as atividades com imigrantes e refugiados moradores de São Paulo, após um ano intenso de oficinas de língua portuguesa e de teatro desenvolvidas pelo setor da instituição com adultos e jovens estrangeiros que vivem no Brás e regiões adjacentes.

O Biblioteca Transterritorial é uma série de entrevistas com imigrantes da Bolívia, Nigéria e Haiti gravadas na SP Escola de Teatro, em que eles contam suas visões de mundo, histórias de luta e percepções sobre o Brasil. Os vídeos, editados pela comunicação da escola, se transformaram em QR codes que serão divulgados em pontos estratégicos da vizinhança, para qualquer transeunte ou morador fazer a leitura do código e assistir as entrevistas.

Os estudantes do curso técnico em teatro envolvidos nos projetos com estrangeiros são Juliana Ayres, de Técnicas de Palco; Jucenil Leonidas e Luiz Manuel, de direção; Iasmin Souza e Carolina dos Santos, de sonoplastia; e João Pedro, Suzana Horácio e Suelen Assis, de atuação.

João Martins, analista de projetos, é o idealizador da iniciativa ao lado de Camila Silva, antiga bibliotecária que continua parceira da instituição.

Confira alguns vídeos abaixo!







Recentes

03/02/2026

Fotos: curso “Atuação Indomável: Convocação da presença no audiovisual e no teatro” 1 hora atrás

02/02/2026

Fotos: curso “Narrativas em Movimento: Laboratório de Criação e Escuta em Roteiro Audiovisual”

02/02/2026

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Santa Bárbara D’Oeste nesse sábado (7)

30/01/2026

Diana Mendes é a nova coordenadora pedagógica da SP Escola de Teatro; leia nossa entrevista

30/01/2026

SP Escola de Teatro abre seleção para Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2026 para seus estudantes

29/01/2026

SP Escola de Teatro inicia novo semestre letivo investigando o tema das mudanças climáticas e futuros distópicos

28/01/2026

Egressos da SP Escola de Teatro são selecionados para o Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro

27/01/2026

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam nas cidades de Cubatão, Santa Bárbara D’Oeste e Praia Grande

16/01/2026

SP Escola de Teatro promove programação especial com foco na visibilidade trans

9 de 1064 resultado(s)