Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Programa Oportunidades lança projeto Biblioteca Transterritorial, com entrevistas com refugiados e imigrantes moradores da região do Brás, em São Paulo

O Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro promove na região do Brás, bairro em que está localizada uma das sedes da instituição, o projeto Biblioteca Transterritorial.

A iniciativa encerra em 2022 as atividades com imigrantes e refugiados moradores de São Paulo, após um ano intenso de oficinas de língua portuguesa e de teatro desenvolvidas pelo setor da instituição com adultos e jovens estrangeiros que vivem no Brás e regiões adjacentes.

O Biblioteca Transterritorial é uma série de entrevistas com imigrantes da Bolívia, Nigéria e Haiti gravadas na SP Escola de Teatro, em que eles contam suas visões de mundo, histórias de luta e percepções sobre o Brasil. Os vídeos, editados pela comunicação da escola, se transformaram em QR codes que serão divulgados em pontos estratégicos da vizinhança, para qualquer transeunte ou morador fazer a leitura do código e assistir as entrevistas.

Os estudantes do curso técnico em teatro envolvidos nos projetos com estrangeiros são Juliana Ayres, de Técnicas de Palco; Jucenil Leonidas e Luiz Manuel, de direção; Iasmin Souza e Carolina dos Santos, de sonoplastia; e João Pedro, Suzana Horácio e Suelen Assis, de atuação.

João Martins, analista de projetos, é o idealizador da iniciativa ao lado de Camila Silva, antiga bibliotecária que continua parceira da instituição.

Confira alguns vídeos abaixo!







Recentes

25/09/2025

Inscrições abertas para a oficina gratuita “Atuação e a Poética da Cena”

24/09/2025

“Tudo em volta está deserto” estreia em 4 de outubro na SP Escola de Teatro

23/09/2025

SP Música com Banda Urutuz acontece em 3 de outubro na SP Escola de Teatro

22/09/2025

Processo Seletivo do 1º semestre de 2026 da SP Escola de Teatro: inscrições prorrogadas até 24/9!

22/09/2025

SP Escola de Teatro divulga vencedores do Prêmio Solano Trindade 2025

19/09/2025

SP Escola de Teatro e palhaços da Trupe DuNavô se apresentam em estação da CPTM; veja como foi

18/09/2025

J.C. Serroni, coordenador da SP Escola de Teatro, é o convidado do programa Persona desta sexta-feira (19)

15/09/2025

Veja como foi a peça “Entre Borboletas” na SP Escola de Teatro

12/09/2025

Conselheira da ADAAP, artista visual Maria Bonomi ganha matéria de fôlego no jornal O Globo

18 de 981 resultado(s)