Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

11ª edição da SP TRANSVISÃO celebra a visibilidade Trans de 23 a 29 de janeiro de 2023 na SP Escola de Teatro

A entrada é gratuita e a programação inclui debates, shows, performances

e lançamento de podcast. A SP Escola de Teatro recebeu o Selo Paulista
da Diversidade, conferido pelo Governo do Estado de São Paulo


A 11ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans acontece entre 23 e 29 de janeiro na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e administrada pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça).

O evento tem entrada gratuita e acontece na sede da SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, de forma presencial e também com transmissões online. A programação inclui shows, performances artísticas, documentário, mesas de debate, ação solidária e entrega do Prêmio Claudia Wonder para personalidades trans que se destacam em diversas áreas, entre outras atividades. Além disso, será lançado o Podcast Transvisão, com dois episódios semanais, sempre às segundas e quintas-feiras, consecutivamente, a partir do dia 23/01/23.


Estão previstos os espetáculos Wonder (segunda-feira, dia 23) e Le Girls (quarta-feira, dia 25), a exibição do filme e performance FRUTAS! (terça-feira, dia 24), a performance Burlesque/Mágica (quinta-feira, dia 26), Trans Sarau (sexta-feira, dia 27), o espetáculo/performance Tríptico (sábado, dia 28) e o show de variedades com artistas transexuais, moradoras da Casa Florescer (domingo, dia 29).

Entre os temas a serem abordados nas mesas, destaque para Não-binaridade, ageneridade e assexualidade (dia 24), Intercâmbio Transvisão – Expectativas de novas políticas trans em rede nacional (25), Intersexualidade e gênero neutro (dia 26), Interseccionalidades: Raça e acessibilidade (dia 27).


Segundo uma das idealizadoras do projeto, Rachel Rocha, advogada e conselheira da Adaap, algumas pautas já debatidas em outras edições serão retomadas este ano. “São temas urgentes relacionados às vivências dessas pessoas e essenciais que sejam abordados em um evento como o SP Transvisão, porque não ficam restritos ao mês de visibilidade das identidades trans. Eles ressoam ao longo de todo o ano tanto em outras agendas da SP Escola de Teatro, bem como no movimento social organizado.”

Visibilidade Trans

A iniciativa acontece na semana em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans (29/01). Nessa mesma data, em 2004, foi promovido um ato no Congresso Nacional, em Brasília, pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde com um grupo de mulheres e homens trans e travestis. Era o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”. A data se tornou um marco contra a transfobia no Brasil e foi escolhida como o Dia da Visibilidade Trans.

Este ano, o Brasil foi pelo 13º ano consecutivo o país onde mais pessoas trans foram assassinadas, segundo o Dossiê dos Assassinatos e da Violência Contra Pessoas Trans Brasileiras, elaborado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

O SP Transvisão é um movimento sociocultural de legitimação e representatividade dos corpos trans, desenvolvido com profissionais especializados em cada área e promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+.


“O Projeto SP Transvisão me enche de satisfação e emoção. Tenho orgulho de ser quem sou e tenho um enorme carinho em poder construir e multiplicar valores, fomentando o projeto para a comunidade das travestis e transexuais. Em 2023, pretendemos realizar uma edição histórica, trazendo a representatividade em pauta”, diz a bailarina e atriz transexual Marcia Dailyn, coordenadora do evento e colaboradora da SP Escola de Teatro.

Rachel Rocha ressalta que o SP Transvisão é uma construção coletiva, com ativistas, militantes e poder público e, por isso, é extremamente importante. “Ao chegar a sua 11ª edição, o evento reflete o compromisso da SP Escola de Teatro com a visibilidade das identidades trans, mas mais que isso, o de promover a dignidade humana dessa população e combater práticas discriminatórias tanto no espaço da escola, quanto na sociedade ao construir pontes com organizações da sociedade civil e poder público”, conclui.

Pioneirismo na empregabilidade

A ADAAP/SP Escola de Teatro é uma das instituições pioneiras na questão da empregabilidade trans e, desde sua fundação, tem criado vagas exclusivas para recepcionistas trans. Ao menos 10% de seu quadro de colaboradores é formado por pessoas que não se identificam com a cisgeneridade, em setores como pedagogia, biblioteca e diretoria executiva.

Em 2019, a SP Escola de Teatro recebeu o Selo Paulista de Diversidade, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, que destaca boas práticas organizacionais relacionadas à inclusão na política de gestão de pessoas das organizações, a preocupação e inclusão das temáticas das pessoas com deficiência, e às questões étnicas, raciais, de gênero, idade, orientação sexual e identidade de gênero, assim como para difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da igualdade nos ambientes de trabalho.


“Temos muito orgulho do valor dado à representatividade trans pela SP Escola de Teatro,” ressalta o diretor executivo da instituição, Ivam Cabral. “Desde a nossa fundação, somos militantes ativos pela igualdade social e política de todes, todas e todos. Se o que fazemos no campo do discurso, como o desenvolvimento de novas pedagogias, produção de artigos acadêmicos e a criação de um novo léxico, por exemplo, que são ações fundamentais, mais ainda se caracterizam aquelas que acontecem na prática, como o fato de termos, desde 2010, entre sete e oito profissionais transexuais trabalhando na instituição em diferentes setores, com plano de carreira e amplo acesso à ascensão profissional. Saudamos, assim, essa 11ª edição do Transvisão, que vem para reafirmar nossos valores éticos e pedagógicos.”

O SP Transvisão 2023 – 11ª edição é realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo; Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual; Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e Igualdade Racial; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG); Associação Brasileira de Intersexo (ABRAI); Associação Brasileira Profissional para a Saúde Integral de Pessoas Travestis, Transexuais e Intersexo (ABRASITTI); Associação Cultural, Educacional e Social Dynamikte (ACESD); Aliança Nacional LGBTI; Associação da Parada LGBT de São Paulo; Casa Florescer; Centro de Integração da Cidadania; Centro de Referência da Diversidade – Brunna Valin (CRD); Centro de Referência e Treinamento IST/AIDS (CRT); Conselho Estadual LGBT; Coordenadoria de IST/AIDS da Cidade de São Paulo; Cruz Vermelha São Paulo; Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Família Stronger, Mães Pela Diversidade; Mais Respeito; Museu da Diversidade Sexual; Núcleo de Pesquisa em Saúde e Direitos Humanos LGBT+ (NUDHES); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) – Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero e Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço:

SP Transvisão 2023 – 11ª edição
De 23 a 29 de janeiro de 2023
Local: SP Escola de Teatro / salas R1 E R4 e Roosevelt – Praça Roosevelt, 210, Consolação.
Uso de máscaras é recomendado
Entrada gratuita com a retirada de ingressos na recepção da Sede Roosevelt, conforme hora de chegada
Atividades presenciais terão transmissão simultânea no YouTube da SP Escola de Teatro
youtube.com/spescoladeteatro

Programação – SP Transvisão 2023 – 11ª edição

Tema: Roda de conversa Trans Superação 1

Local: CCLGBTI Laura Vermont
Avenida nordestina, 496 – São Miguel Paulista- em frente ao corpo de bombeiros
Transmissão  digital no Facebook do Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont
Data: 24/01/2023, terça-feira
Horário: 16h

Tema: Não-binaridade, ageneridade e assexualidade

Local: Presencial na SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Transmissão digital ao vivo: youtube.com/spescoladeteatro |
Data: 24/01/2023, terça-feira
Horário: 18h

Tema: Intercâmbio Transvisão – Expectativas de novas políticas trans em rede nacional

Local: Virtual
Transmissão digital ao vivo: youtube.com/spescoladeteatro |
Data: 25/01/2023, quarta-feira
Horário: 18h

Tema: Roda de conversa Trans Superação 2

Local: CCLGBTI Laura Vermont
Avenida nordestina, 496 – São Miguel Paulista- em frente ao corpo de bombeiros
Transmissão  digital no Facebook do Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont
Data: 26/01/2023, quinta-feira
Horário: 16h

Local: CCLGBTI Laura Vermont

Avenida nordestina, 496 – São Miguel Paulista- em frente ao corpo de bombeiros

Transmissão no Facebook do Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont

Tema: Intersexualidade e gênero neutro

Local: Presencial na SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Transmissão digital ao vivo: youtube.com/spescoladeteatro |
Data: 26/01/2023, quinta-feira
Horário: 18h

Tema: Corpo trans no processo democrático

Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
R. Boa Vista, 150 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01014-000
Data: 27/01/2023, sexta-feira
Horário:  10 às 14 h

Tema: Ser Trans: Somos, Existimos e Resistimos

Local: SAE Fideliz Ribeiro- Rua Peixoto Nº 100
Data: 27/01/2023, sexta-feira
Horário: 14h

Projeto Manas por Manas – Roda de conversa: Intervenção por navegação de pares

Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Data: 27/01/2023, sexta-feira
Horário: 16h


Tema: Interseccionalidades: Raça e acessibilidade
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Transmissão digital ao vivo: youtube.com/spescoladeteatro |
Data: 27/01/2023, sexta-feira
Horário: 19h


Eventos, Shows de variedades, espetáculos, sarau e premiação


Exposição Manas por Manas – Acompanhamento em Saúde e Autocuidado da população de travestis e mulheres trans
Local: Hall da SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Data 27/01/2023 até 29/01/2023 – sexta-feira a domingo


Espetáculo Wonder
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Data: 23/01/2023, segunda-feira – Horário: 20h


Exibição do Filme/Performance FRUTAS!
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Data: 24/01/2023, terça-feira
Horário: 20h


Espetáculo Le Girls
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Data: 25/01/2023, quarta-feira
Horário: 20h


Performance Burlesque/Mágica
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Data: 26/01/2023, quinta-feira
Horário: 20h

Ser Trans: Somos, Existimos e Resistimos

Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – R. Boa Vista, 150 – Centro Histórico de São Paulo
Data: 27/01/2023, sexta-feira
Horário: 14h

Trans Sarau

Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Transmissão digital ao vivo: youtube.com/spescoladeteatro |
Data: 27/01/2023, sexta-feira
Horário: 20h

Espetáculo/performance – Tríptico

Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Data: 28/01/2023, sábado
Não ela: o que é bom, está sempre sendo destruído às 17h
Ele às 19h
Culpa às 21h

Show de Variedades

Show de variedades com artistas transexuais, moradoras da Casa Florescer.
Data: 29/01/2023, domingo
Horário: 18h

Prêmio Cláudia Wonder

Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Transmissão digital ao vivo: youtube.com/spescoladeteatro |
Data: 29/01/2023, domingo
Horário: 19h

Lançamento da edição e podcast

Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Dia 23/01/2023
Horário: 18h

Serão lançados dois episódios semanais, sempre às segundas e quintas-feiras, consecutivamente a partir do dia 23/01/23, sempre no perfil da SP Escola de Teatro no Spotify

Horário: 18h

Episódio 1: Velhice trans | 23/01/2023
Episódio 2: Infância trans | 26/01/2023
Episódio 3: Intersexo | 30/01/2023
Episódio 4: Autocuidado e prevenção às IST’s | 02/02/2023
Episódio 5: Transmasculinidade x masculinidade tóxica e comportamental | 06/02/2023
Episódio 6: Políticas trans | 09/02/2023
Episódio 7: Os desafios de trabalho de um homem trans no meio artístico 13/02/2023
Episódio 8: Trans no esporte | 16/02/2023
Episódio 9: Os desafios do empreendedorismo trans | 20/02/2023
Episódio 10: Saúde mental | 23/02/2023


Recentes

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

16/08/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 2º semestre de 2022 em conversa com o artista Vitor DiCastro

15/08/2022

SP Escola de Teatro e Itaú Cultural promovem a 1ª Edição do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo

11/08/2022

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

10/08/2022

SP Escola de Teatro fecha importante parceria com a Universidade de Gdansk, da Polônia

531 de 616 resultado(s)