SP Leitura acontece em 22 de agosto com a leitura de “Elegbára Beat”, de Rodrigo de Odé
Acontece em 22 de agosto, quinta-feira, às 19h, mais uma edição do SP Leituras, organizado pela área de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.
Dessa vez, o evento contará com a leitura dramática do livro “Elegbará Beat”, de Rodrigo de Odé, publicado pela Editora Kitabu. Além da leitura, haverá debate com Lucelia Sergio (Os Crespos) e Pedro Peu (Mestre de Capoeira Angola da Escola Angoleiro Sim Sinhô).
Os ingressos, gratuitos, devem ser adquiridos na Sympla da SP Escola de Teatro.
O texto de Rodrigo de Odé, escritor e doutor em filosofia, propõe uma discussão sobre racismo e poder, a partir de uma pesquisa sobre teatro negro, capoeira angola, candomblé e filosofia africana.
A dramaturgia é uma composição de 7 cenas e 23 personagens, que se articulam através de uma conexão entre o mito que trata do nascimento de Exu Elegbára, o afrobeat de Fela Anikulapo Kuti e tragédias da vida real, que ocorreram em função do racismo intrínseco ao sistema contemporâneo de pensamento, ação e comportamento.
“Elegbára Beat – Um Comentário Sobre o Poder” tem prefácio de Rosane Borges, orelha de Luh Maza, posfácio de Gustavo Melo e quarta capa de Adilbênia Freire Machado.
Pautada em mais de vinte anos de pesquisa, a peça resulta de um projeto contemplado na 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura da Cidade de São Paulo, em 2020. O projeto de publicação do livro foi contemplado no Edital Proac no 22/2023 para Publicação de Obras Teatrais Inéditas.