Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Leitura acontece em 22 de agosto com a leitura de “Elegbára Beat”, de Rodrigo de Odé

Acontece em 22 de agosto, quinta-feira, às 19h, mais uma edição do SP Leituras, organizado pela área de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

Dessa vez, o evento contará com a leitura dramática do livro “Elegbará Beat”, de Rodrigo de Odé, publicado pela Editora Kitabu. Além da leitura, haverá debate com Lucelia Sergio (Os Crespos) e Pedro Peu (Mestre de Capoeira Angola da Escola Angoleiro Sim Sinhô).

Os ingressos, gratuitos, devem ser adquiridos na Sympla da SP Escola de Teatro.

O texto de Rodrigo de Odé, escritor e doutor em filosofia, propõe uma discussão sobre racismo e poder, a partir de uma pesquisa sobre teatro negro, capoeira angola, candomblé e filosofia africana.

A dramaturgia é uma composição de 7 cenas e 23 personagens, que se articulam através de uma conexão entre o mito que trata do nascimento de Exu Elegbára, o afrobeat de Fela Anikulapo Kuti e tragédias da vida real, que ocorreram em função do racismo intrínseco ao sistema contemporâneo de pensamento, ação e comportamento.

“Elegbára Beat – Um Comentário Sobre o Poder” tem prefácio de Rosane Borges, orelha de Luh Maza, posfácio de Gustavo Melo e quarta capa de Adilbênia Freire Machado.

Pautada em mais de vinte anos de pesquisa, a peça resulta de um projeto contemplado na 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura da Cidade de São Paulo, em 2020. O projeto de publicação do livro foi contemplado no Edital Proac no 22/2023 para Publicação de Obras Teatrais Inéditas.

Recentes

04/07/2025

Inscrições abertas para o curso presencial e gratuito “Acessibilidade e cultura inclusiva”

03/07/2025

Ouça o oitavo episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Jaque Fantinelli

02/07/2025

Inscrições abertas para o workshop gratuito “Das escritas de si às escritas da cena”

01/07/2025

Exposição Portas Abertas, do curso de Cenografia e Figurino, fica em cartaz na SP Escola de Teatro até 8 de agosto

01/07/2025

Show “Me Deixa Ser O Seu Parceiro” está disponível no YouTube da SP Escola de Teatro; assista!

30/06/2025

SP Escola de Teatro oferece intercâmbio para Noruega a seus estudantes

27/06/2025

Inscrições abertas para o curso presencial e gratuito “Laboratório de Teatro Documentário”

26/06/2025

Inscrições abertas para o curso presencial e gratuito “Spoken word em cena”

25/06/2025

Veja como foram as apresentações dos estudantes na Mostra de Experimentos

27 de 914 resultado(s)