Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Leitura acontece em 22 de agosto com a leitura de “Elegbára Beat”, de Rodrigo de Odé

Acontece em 22 de agosto, quinta-feira, às 19h, mais uma edição do SP Leituras, organizado pela área de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

Dessa vez, o evento contará com a leitura dramática do livro “Elegbará Beat”, de Rodrigo de Odé, publicado pela Editora Kitabu. Além da leitura, haverá debate com Lucelia Sergio (Os Crespos) e Pedro Peu (Mestre de Capoeira Angola da Escola Angoleiro Sim Sinhô).

Os ingressos, gratuitos, devem ser adquiridos na Sympla da SP Escola de Teatro.

O texto de Rodrigo de Odé, escritor e doutor em filosofia, propõe uma discussão sobre racismo e poder, a partir de uma pesquisa sobre teatro negro, capoeira angola, candomblé e filosofia africana.

A dramaturgia é uma composição de 7 cenas e 23 personagens, que se articulam através de uma conexão entre o mito que trata do nascimento de Exu Elegbára, o afrobeat de Fela Anikulapo Kuti e tragédias da vida real, que ocorreram em função do racismo intrínseco ao sistema contemporâneo de pensamento, ação e comportamento.

“Elegbára Beat – Um Comentário Sobre o Poder” tem prefácio de Rosane Borges, orelha de Luh Maza, posfácio de Gustavo Melo e quarta capa de Adilbênia Freire Machado.

Pautada em mais de vinte anos de pesquisa, a peça resulta de um projeto contemplado na 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura da Cidade de São Paulo, em 2020. O projeto de publicação do livro foi contemplado no Edital Proac no 22/2023 para Publicação de Obras Teatrais Inéditas.

Recentes

18/03/2025

Penguin & Companhia das Letras lança livro na SP Escola de Teatro em 25/3

17/03/2025

Márcia Dailyn, colaboradora da SP Escola de Teatro, recebe homenagem na Câmara Municipal de SP

17/03/2025

Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2025: confira lista final de classificados e suplentes

14/03/2025

Curso “Afrocerimônias – a filosofia da cena no teatro de nação” inicia na SP Escola de Teatro; veja como foi

14/03/2025

SP Escola de Teatro recebe ensaios abertos da peça “Entre Irmãos”

13/03/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro podem se inscrever para aulas gratuitas de inglês

13/03/2025

Curso “CORPO-MANIFESTO” inicia na SP Escola de Teatro; veja como foi

13/03/2025

Podcast Phedra – SP Transvisão estreia sua 3ª temporada hoje; ouça o primeiro episódio

06/03/2025

Peça “VINTE E TRÊS: [encruzilhada no tempo: cênico, da memória e da realidade]” estreia em 13/3 na SP Escola de Teatro

36 de 825 resultado(s)