Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro convida todas e todos para o lançamento do livro Frestas Poéticas, no dia 23 de fevereiro

No dia 23 de fevereiro, quinta-feira, às 19h, a SP Escola de Teatro promove em sua sede da Praça Roosevelt o lançamento do livro Frestas Poéticas, idealizado por Fernanda Amaral, coordenadora e criadora da Cia Dança Sem Fronteiras.

A publicação, editada pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), gestora responsável da SP Escola de Teatro, integra o selo Lucias, braço editorial da Adaap, e faz parte do projeto Frestas Poéticas — Cartografias do Corpo Diverso no Urbano, contemplado em 2022 pela 31ª edição do Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Este edital fomentou durante 10 meses a pesquisa promovida pelo grupo e a criação de 12 ações performáticas, oito vídeo danças e uma exposição, além de ações educacionais de oficina, jams de dança, residência coreográfica e da circulação do espetáculo Ciranda de Retina e Cristalino, o qual fez temporada na SP Escola de Teatro em 2022.

O lançamento da obra é uma comemoração dos 12 anos da companhia que começou quando a bailarina Fernanda Amaral retornou ao Brasil em 2010, depois de mais de duas décadas na Europa e nas Américas desenvolvendo trabalho com uma série de ações de investigação e pesquisa sobre a diversidade e as habilidades mistas na dança.

Acolhendo a diversidade e enfatizando o potencial dos participantes com o foco na criatividade e igualdade, o grupo promove a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos e amplia os horizontes artísticos e sociais para além dos rótulos, questionando fórmulas e preconceitos sobre dança, deficiência e profissionalismo.

A edição é dividida em três partes e conta com textos de Fernanda Amaral em todas, falando sobre o surgimento da companhia, o processo de criação e a metodologia utilizada nas diferentes atividades. Para falar especificamente sobre o tema de cada uma das partes, foram escolhidos parceiros que têm uma relação forte com o trabalho da Dança sem Fronteiras.

O diretor executivo da SP Escola de Teatro Ivam Cabral escreveu sobre os pressupostos da acessibilidade; a performer, educadora e artista multimídia Sarah Ferreira discorre sobre os trabalhos de vídeo dança; e o artista, pesquisador e educador Robson Ferreira, aborda o trabalho educativo do grupo.

“A Fernanda Amaral já é nossa parceira desde a fundação da SP Escola de Teatro. Aqui já realizou cursos e residências artísticas. E o mais bacana, que o leitor dessa nossa nova edição publicada pelo selo Lucias poderá notar, é a similaridade de nossos projetos artísticos e pedagógicos. Assim como nós, a Dança sem Fronteiras compartilha da proposição da acessibilidade ao invés da inclusão, porque promover acessos garante autonomia enquanto o conceito de inclusão é restrito e impositivo”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da Adaap e da SP Escola de Teatro.

Fernanda Amaral possui 30 anos de experiência em dança e teatro e tem vários títulos e prêmios internacionais na área, como Bonnie Bird 2009 pelo Centro Laban em Londres, Arts Council, Lisa Ulman, entre outros. Em 1993 fundou a companhia de Dança-Teatro Patuá Dance, no País de Gales, que trabalhava com a comunidade criando performances de dança e dança-teatro. Nela realizou inúmeras apresentações em festivais europeus, na televisão, no Brasil e na Europa. Em 2005, criou o Patuá DanceAbility, com bailarinos com e sem deficiência realizando residências e espetáculos no Reino Unido.

Serviço
Lançamento do livro Frestas Poéticas
Quando: 23/02/2023, quinta-feira
Onde: Hall de entrada da SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt
Horário: 19h
Gratuito

Ficha Técnica

Livro: “Frestas Poéticas”.
Idealização e textos: Fernanda Amaral.
Textos: Ivam Cabral, Sarah Ferreira e Robson Lourenço.
ISBN: 978-65-84800-03-8.
Edição: Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap).
Preço: Distribuição gratuita.
Coordenação Editorial | Selo Lucias – Ivam Cabral, Elen Londero, Joaquim Gama e Marcio Aquiles.
Direção geral e curadoria do projeto – Ivam Cabral.
Produção Geral: Jota Rafaelli (Movicena Produções).
Produção executiva: Rafael Petri.
Edição dos textos: Julia Dantas.
Revisão – Rodrigo Luiz P. Vianna.
Projeto Gráfico – Estúdio Pavio (Lídia Ganhito e Beatriz Fiel)


Recentes

30/03/2022

Panorama das artes; saiba como foram as conversas sobre Humor, Técnicas de palco, cenografia e figurino e sonoplastia na SP Escola de Teatro

29/03/2022

SP Escola de Teatro fecha parceria em 2022 com a Universidade São Judas para acolhimento psicológico gratuito

28/03/2022

Sede Brás da SP diverte crianças da região com ação educativa sobre Mulheres do mundo promovida pelo Programa Kairós

23/03/2022

Panorama das artes: saiba como foram as conversas sobre direção, atuação, iluminação e dramaturgia na SP Escola de Teatro

17/03/2022

Diretor e dramaturgo Gerald Thomas ministra palestra na SP Escola de Teatro para estudantes do curso técnico

14/03/2022

Profa. Dra. Eunice Prudente passa a integrar o Conselho de Administração da Adaap, associação que gere o projeto da SP

07/03/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 1º semestre de 2022 em conversa com a artista Tânia Farias

24/02/2022

ADAAP, gestora da SP Escola de Teatro, comemora sucesso dos livros lançados pelo selo Lucias, uma homenagem à Lucia Camargo

01/02/2022

Livro editado pela ADAAP vence o Prêmio Especial da APCA 2021

603 de 616 resultado(s)