Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira como foi a Mostra de Microcenas, realizada pelos estudantes do curso técnico da SP Escola de Teatro

Aconteceu nos dois últimos sábados, na sede do Brás da SP Escola de Teatro, a Mostra de Microcenas, na qual os estudantes de Direção da instituição de ensino apresentaram o resultado da criação de um projeto artístico de cenas curtas com no máximo 10 minutos.

Neste semestre, esta prática foi desenvolvida em parceria com as linhas de estudos de Atuação e Humor, com a performatividade como eixo temático do Módulo Azul, e personagem/conflito como eixo temático do Módulo Verde.

Para as apresentações, primeiramente, cada estudante de Direção elaborou seu próprio projeto, organizando previamente todos os elementos pensados para compor seu processo de direção. Num segundo momento, os estudantes de Atuação, Humor e Direção se encontraram para uma partilha dessas primeiras ideias, com a finalidade de formar os grupos para execução das propostas.

Os núcleos são pequenos e formados por 1 estudante de Direção e de 2 a 4 estudantes de Atuação e Humor. Eles tiveram 4 dias consecutivos de montagem, buscando colocar em prática as ideias colocadas no projeto inicial. No 5º dia, todos os grupos apresentaram os resultados na Mostra de Microcenas, realizada na sede Brás da SP Escola de Teatro nos dias 4 e 11 de março.

Todo este processo foi orientado por Fabiano Lodi e Anderson Claudir, artistas docentes de Direção, e pelas artistas docentes de Atuação e Humor, Mawusi Tulani, Juliana Valente, Soraya Saide e Flávia Paiva, sob coordenação de Rodolfo García Vázquez, Hugo Possolo e Raul Barreto, coordenadores respectivamente das linhas de Direção, Atuação e Humor.

“As microcenas reúnem muitos elementos desafiadores para estudantes de direção. É um processo que vai do sonho artístico às condições concretas, do mundo das ideias ao mundo das realizações. Estes mundos nem sempre correspondem às expectativas um do outro. Esta é uma realidade, ao mesmo tempo, muito dura e inspiradora. Exige capacidade de articulação, negociação, flexibilidade e resiliência para fazer os projetos acontecerem, mediante o que está acessível no momento. É uma vivência fortemente alinhada às práticas profissionais, onde frequentemente artistas da direção precisam exercitar essas habilidades”, relata Fabiano Lodi.

Confira a galeria de fotos



Recentes

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

16/08/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 2º semestre de 2022 em conversa com o artista Vitor DiCastro

15/08/2022

SP Escola de Teatro e Itaú Cultural promovem a 1ª Edição do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo

11/08/2022

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

10/08/2022

SP Escola de Teatro fecha importante parceria com a Universidade de Gdansk, da Polônia

531 de 616 resultado(s)