Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Tairone Porto, artista convidado do curso de Cenografia e Figurino, ministra aula sobre maquiagem natural

Na última sexta-feira, 14 de abril, aconteceu na sede Brás da SP Escola de Teatro a finalização das aulas sobre o “Processo de construção de maquiagem natural”, ministradas pelo artista convidado Tairone Porto do curso de Cenografia e Figurino.

A partir da apresentação dos materiais para a aplicação da maquiagem social e artística, a formação se iniciou com o intuito de estabelecer um ponto de partida comum entre todos, independente do conhecimento e das habilidades individuais com a maquiagem.

Com base na pesquisa do módulo do semestre, o formador fez aos estudantes algumas provocações para que, a partir disso, eles elaborassem um conceito e o apresentassem de forma materializada na maquiagem, com livre inspiração e execução.

O processo de pesquisa individual permitiu criar um espaço para a elaboração e o desenvolvimento dessas explorações, direcionando a aprendizagem de cada estudante do curso. Com esse avanço, foi possível destacar o universo criativo mobilizado pelos estudantes, de forma a pensarem em soluções estéticas para o trabalho ao longo do semestre.

Na aula final, Tairone Porto apresentou a maquiagem a partir de materiais naturais, os quais reiteram as origens da maquiagem e visam ampliar seu repertório criativo e material. A maquiagem foi abordada no curso como elemento principal do visagismo, trazendo também em perspectiva o cabelo e os adereços que o compõem, assim como o colo, que juntos formam o quadro do visagismo.

A formação proposta pelo artista convidado não integrou aplicações específicas, mas pretendeu apresentar uma perspectiva histórica, política e social sobre a maquiagem, para que a realização artística e conceitual do projeto tenha uma profundidade de elaboração estética, reflexiva e crítica.

A linha de estudo de Cenografia e Figurino abrange o estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições, eventos, entre outras. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor.

?Confira a galeria de fotos:



Recentes

13/12/2024

SP Escola de Teatro divulga lista de suplentes convocados para matrícula no processo seletivo 2025/1º semestre

10/12/2024

“Mar Aberto” estreia na cúpula do Theatro Municipal e na SP Escola de Teatro

10/12/2024

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania renova o Selo Igualdade Racial concedido à Adaap, gestora da SP Escola de Teatro

09/12/2024

Inscreva-se no curso gratuito de atuação “1 minuto de falso naturalismo”

09/12/2024

SP Escola de Teatro divulga lista de aprovados do processo seletivo 2025/1º semestre

09/12/2024

SP Escola de Teatro abre edital para seus estudantes que desejam circular com suas peças pelo Estado de São Paulo

05/12/2024

Inscreva-se no curso gratuito “Atuando no audiovisual: presença e escuta”

04/12/2024

Marcelo Flecha publica artigo sobre iluminocenografia e compila memórias de sua trajetória artística

04/12/2024

Encontro online “Processos de criação em Hello, Édipo” acontece neste sábado (7)

63 de 795 resultado(s)