Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Tairone Porto, artista convidado do curso de Cenografia e Figurino, ministra aula sobre maquiagem natural

Na última sexta-feira, 14 de abril, aconteceu na sede Brás da SP Escola de Teatro a finalização das aulas sobre o “Processo de construção de maquiagem natural”, ministradas pelo artista convidado Tairone Porto do curso de Cenografia e Figurino.

A partir da apresentação dos materiais para a aplicação da maquiagem social e artística, a formação se iniciou com o intuito de estabelecer um ponto de partida comum entre todos, independente do conhecimento e das habilidades individuais com a maquiagem.

Com base na pesquisa do módulo do semestre, o formador fez aos estudantes algumas provocações para que, a partir disso, eles elaborassem um conceito e o apresentassem de forma materializada na maquiagem, com livre inspiração e execução.

O processo de pesquisa individual permitiu criar um espaço para a elaboração e o desenvolvimento dessas explorações, direcionando a aprendizagem de cada estudante do curso. Com esse avanço, foi possível destacar o universo criativo mobilizado pelos estudantes, de forma a pensarem em soluções estéticas para o trabalho ao longo do semestre.

Na aula final, Tairone Porto apresentou a maquiagem a partir de materiais naturais, os quais reiteram as origens da maquiagem e visam ampliar seu repertório criativo e material. A maquiagem foi abordada no curso como elemento principal do visagismo, trazendo também em perspectiva o cabelo e os adereços que o compõem, assim como o colo, que juntos formam o quadro do visagismo.

A formação proposta pelo artista convidado não integrou aplicações específicas, mas pretendeu apresentar uma perspectiva histórica, política e social sobre a maquiagem, para que a realização artística e conceitual do projeto tenha uma profundidade de elaboração estética, reflexiva e crítica.

A linha de estudo de Cenografia e Figurino abrange o estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições, eventos, entre outras. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor.

?Confira a galeria de fotos:



Recentes

15/01/2025

Veja como foi o início do curso “1 minuto de falso naturalismo” na SP Escola de Teatro

10/01/2025

Confira como foi o show de humor “Luz, Câmera & Improvisação” na SP Escola de Teatro

09/01/2025

Veja como foi o espetáculo “Mar Aberto” na SP Escola de Teatro

08/01/2025

Edital Ocupa LabMultipalco seleciona coletivos gaúchos de teatro

06/01/2025

Veja como foi o workshop “Jogos de improviso e roteiro: dispositivos dramatúrgicos para a criação de esquetes”

03/01/2025

Veja como foram os Experimentos Finais dos estudantes da SP Escola de Teatro

31/12/2024

Retrospectiva 2024: todo o talento dos estudantes no palco

30/12/2024

Retrospectiva 2024: um ano repleto de ações do Programa Oportunidades

27/12/2024

Retrospectiva 2024: centenas de estudantes passaram pelos cursos de Extensão Cultural

27 de 775 resultado(s)