Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Tairone Porto, artista convidado do curso de Cenografia e Figurino, ministra aula sobre maquiagem natural

Na última sexta-feira, 14 de abril, aconteceu na sede Brás da SP Escola de Teatro a finalização das aulas sobre o “Processo de construção de maquiagem natural”, ministradas pelo artista convidado Tairone Porto do curso de Cenografia e Figurino.

A partir da apresentação dos materiais para a aplicação da maquiagem social e artística, a formação se iniciou com o intuito de estabelecer um ponto de partida comum entre todos, independente do conhecimento e das habilidades individuais com a maquiagem.

Com base na pesquisa do módulo do semestre, o formador fez aos estudantes algumas provocações para que, a partir disso, eles elaborassem um conceito e o apresentassem de forma materializada na maquiagem, com livre inspiração e execução.

O processo de pesquisa individual permitiu criar um espaço para a elaboração e o desenvolvimento dessas explorações, direcionando a aprendizagem de cada estudante do curso. Com esse avanço, foi possível destacar o universo criativo mobilizado pelos estudantes, de forma a pensarem em soluções estéticas para o trabalho ao longo do semestre.

Na aula final, Tairone Porto apresentou a maquiagem a partir de materiais naturais, os quais reiteram as origens da maquiagem e visam ampliar seu repertório criativo e material. A maquiagem foi abordada no curso como elemento principal do visagismo, trazendo também em perspectiva o cabelo e os adereços que o compõem, assim como o colo, que juntos formam o quadro do visagismo.

A formação proposta pelo artista convidado não integrou aplicações específicas, mas pretendeu apresentar uma perspectiva histórica, política e social sobre a maquiagem, para que a realização artística e conceitual do projeto tenha uma profundidade de elaboração estética, reflexiva e crítica.

A linha de estudo de Cenografia e Figurino abrange o estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições, eventos, entre outras. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor.

?Confira a galeria de fotos:



Recentes

14/11/2025

Curso de Cenografia e Figurino abre exposição “A Linha da Materialidade” hoje (14)

14/11/2025

Fotos: Festa do Saci celebra cultura brasileira com trabalhos de som, luz, cenários, figurinos e diversas outras linhas de estudo da SP Escola de Teatro

13/11/2025

Fotos: Cynthia Gusmão dá curso de extensão “Dramaturgias Abertas”

12/11/2025

Fotos: estudantes de Dramaturgia promovem o Cena Única na SP Escola de Teatro

11/11/2025

Fotos: veja como foi a oficina do Projeto Clarice na SP Escola de Teatro

10/11/2025

Fotos: veja como foi o espetáculo “Dedo Podre” na SP Escola de Teatro

07/11/2025

Fotos: curso “Zootomia: O corpo da voz, movimento acrobático!”

06/11/2025

Veja como foi o segundo dia da Mostra de Microcenas na SP Escola de Teatro

05/11/2025

Processo Seletivo 2026/1º semestre: SP Escola de Teatro divulga convocados para as atividades de segundo momento

9 de 1022 resultado(s)