Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Sede Brás recebe segundo encontro das oficinas em parceria com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida

No último sábado, 6 de maio, aconteceu na sede Brás da SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, o segundo encontro das oficinas em parceria com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida (Amilv), ministradas por estudantes da instituição de ensino, contemplados com a Bolsa-Oportunidade. A parceria já vem acontecendo desde o semestre passado por meio do projeto Tendas da Cidadania, do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, que acontecia um sábado por mês na escola.

Até o mês de julho serão realizadas duas oficinas simultâneas, uma vez por mês, aos sábados à tarde. Uma delas é de jogos teatrais e voltada para crianças e adolescentes. A outra é de técnicas de teatro para mulheres e homens adultos.

A Associação é composta por imigrantes e atua em mais de 30 bairros da cidade de São Paulo, realizando um trabalho sobre direitos e cidadania dos imigrantes em lugares que essa população habita.

“A parceria com a Amilv vem se fortalecendo desde que nos conhecemos no projeto Tendas da Cidadania. É uma organização muito importante para a população imigrante. O trabalho que temos desenvolvido tem a ver com buscar instrumentalizar as mulheres imigrantes com técnicas de teatro para que elas discutam a temática da violência de gênero na comunidade imigrante. Esse pedido veio das próprias lideranças e temos construído um processo dialógico onde aprendemos e ensinamos com essa relação”, relata João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades.

Os estudantes-bolsistas envolvidos nas oficinas são: Samyra Damasceno Rios (Direção), Alicia Machaca (Técnicas de Palco), Ana Letícia Figueira de Oliveira (Humor), Julia Martins Santos (Atuação), Juliana Marian Ayres (Técnicas de Palco), Matheus de Souza Gois (Técnicas de Palco), Victoria Forlepa (Humor) e Rheroandra Natalia da Silva Lopes (Direção).

Programa Oportunidades tem o compromisso de estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, a qual é destinada aos estudantes matriculados no Curso Técnico e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso dessas oficinas, serão realizadas por meio da elaboração de projetos sociais e culturais.

?Confira as fotos:


Recentes

05/06/2024

Estudantes da SP Escola de Teatro estreiam a peça “E se sempre fosse dia?”

05/06/2024

6º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

04/06/2024

Cena Única, com leituras autorais dos estudantes de Dramaturgia, acontece nos dias 8 e 14 de junho

03/06/2024

Confira como foi o workshop “Os Clássicos na Atualidade – Uma Provocação”

03/06/2024

Veja como foi a oficina de atuação “Corpo e Identidade na Cena”

03/06/2024

Confira como foi a mesa “LGBTQIAP+ nas Artes” na SP Escola de Teatro

03/06/2024

Veja como foi o segundo dia da Mostra de Microcenas na SP Escola de Teatro

29/05/2024

Veja como foi o lançamento da Revista A[L]BERTO 10 na SP Escola de Teatro

28/05/2024

Veja como foi o curso de extensão “Stand Up À Brasileira” na SP Escola de Teatro

63 de 616 resultado(s)