Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Sede Roosevelt recebe diversos cursos de Extensão Cultural; confira!

Na última semana, a sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebeu diversos cursos promovidos pela Extensão Cultural. O setor oferece aos artistas interessados cursos gratuitos de curta duração, além de formação técnica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos teatrais, fazendo a ponte entre os estudantes e os orientadores de notório conhecimento em suas variadas áreas artísticas.

A Extensão Cultural da SP Escola de Teatro promove, todos os meses, diferentes cursos com temáticas que abrangem várias áreas artísticas: dança, circo, performance, canto, moda, práticas corporais, entre outros. Com esta área específica, a Escola tem a finalidade de suprir as demandas em formação e qualificação profissional com conteúdos complementares que vão além do curso técnico.

Sobre os cursos

Afinação do corpo – Orientado pelo dançarino Zé Maria Carvalho, o curso teve dois encontros e seu objetivo foi compartilhar aos estudantes de artes cênicas os conhecimentos na dança butô e na formação do método Feldenkrais, de educação somática, e as abordagens orientais, como o dohô e aikido. Estes estudos foram pesquisados e integrados com a finalidade de pensar o corpo funcional e ao mesmo tempo o corpo intenso e expressivo.

Contato Improvisação em Cena – Orientado pelo diretor Ricardo Neves, o curso teve dois encontros e as aulas promoveram diálogos sobre o que é Contato Improvisação, trabalhando com preâmbulo histórico, princípios da prática e orientações básicas de segurança. O objetivo foi exercitar a atenção dos participantes nas sensações e nas percepções do movimento, focando a atenção nas sensações da gravidade, enquanto ela age no corpo durante o movimento.

Dança Contemporânea – Orientado pelo artista Sandro Borelli, o curso teve dois encontros com o objetivo de: investigar o corpo, o movimento e o gesto, com foco na potência corporal e na amplitude do gesto cênico; buscar uma compreensão da linguagem de dança que proponha uma reflexão política/social; instigar a criação de movimento a partir das múltiplas emoções e sensações que possam gerar o movimento; e ponderar e investigar as ações corporais de modo que possam surgir outras possibilidades de ampliação de repertórios individuais.

Pilates – Orientado pela coreógrafa Sylvia Fernández, o curso teve dois encontros passando pelas seguintes abordagens: compreensão do próprio corpo e consciência corporal; controle muscular e postural nos movimentos; melhora do controle corporal nos exercícios; melhora da capacidade respiratória; fortalecimento da área abdominal; melhora do equilíbrio e coordenação; flexibilidade e mobilidade.

D’água Movimento do Corpo – Orientado pelo bailarino Rodrigo Alcântara, o curso teve dois encontros com o objetivo de provocar os estudantes a explorarem suas próprias movimentações, despertamentos e conexões, propondo movimentos para quem nunca teve contato com a dança e permitindo, sem receio de julgamentos, expressões corporais nas especificidades singulares de cada um.

Confira a galeria de fotos:


Fotos: Rodrigo Reis

Recentes

16/11/2023

Egressa da SP Escola de Teatro participa de intercâmbio na ESAP em Portugual

14/11/2023

ADAAP e SP Escola de Teatro marcam presença no Prêmio Jabuti com corpo de jurados

14/11/2023

SP Escola de Teatro vence Prêmio Arcanjo pelo livro “Teatro de grupo em tempos de ressignificação”

14/11/2023

SP Escola de Teatro recebe Sarau do Amor com “contra de batalhas”

13/11/2023

Estudante egresso da SP Escola de Teatro participa de peça na Suíça

12/11/2023

Processo Seletivo 2024/1º semestre: último dia de inscrições hoje (13) às 17h

10/11/2023

SP Escola de Teatro lança livro “Eternizar em Escrita Preta”, coletânea de dramaturgias de novos escritores negros

10/11/2023

ADAAP recebe Salva de Prata da Câmara Municipal, honraria entregue por Xexéu Tripoli

09/11/2023

Processo Seletivo 2024/1º semestre: inscrições prorrogadas até 13/11

225 de 616 resultado(s)