Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

TBT: Relembre a visita de Nathalia Timberg à SP Escola de Teatro em 2016!

No TBT de hoje, relembramos a passagem de Nathalia Timberg pela SP!

Em 2016, a atriz visitou a Instituição para realizar um bate-papo e transmitir aos estudantes os conhecimentos que adquiriu durante seus 60 anos de teatro, cinema e TV. O encontro foi parte do Território Cultural Expandido, evento tradicional da Instituição, e quem fez a mediação foi J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco. 

A carreira de Nathalia na atuação teve início ainda na infância, aos oito anos, quando participou do filme O Grito da Mocidade, dirigido por Raul Roulien. No entanto, sua relação com as artes do palco se estreitou na juventude; no final da década de 1940, a atriz ingressou no teatro universitário na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, que atualmente é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1950, ela ganhou uma bolsa para estudar o curso de formação de atores ‘Education par les Jeux Dramatiques’, na França, onde conheceu o famoso encenador e diretor Jean-Louis Barrault. Após retornar ao Brasil, aos 25 anos, Nathalia participou da Companhia Dramática Nacional e do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Em 1950 fez sua estreia na televisão, espaço no qual trabalhou para inúmeras emissoras, como a TV Tupi, TVs Excelsior, Cultura e Globo.

Com ampla experiência em diferentes linguagens artísticas nas quais a atuação é um elemento importante, Nathalia é uma artista plural. No bate-papo ela compartilhou sua perspectiva acerca do fazer teatral, se comovendo com a oportunidade de discutir um assunto tão importante em um espaço pioneiro como a SP Escola de Teatro:

“Sonhamos que todos estejam aqui por uma necessidade de usar essa forma de comunicação [o teatro], que é extremamente complexa e, ao mesmo tempo, fascinante. E que responde a esse anseio de discutir o homem, o mundo em que nós vivemos. Acho que esta escola é a única no país que eu conheço que se preocupa com isso. Eu fico muito emocionada por estar aqui, porque eu acho que é um lugar onde realmente se aborda o teatro como ele deve ser abordado.”

Segundo Nathalia, os moldes pedagógicos da Instituição correspondem muito a sua concepção e idealização de como deve ser o espaço de aprendizado do ator:

“A escola para mim não é um lugar em que você vá ler apostila, e sim um lugar que vai orientar a sua própria pesquisa. Eu acho que isso faz toda a diferença”.

Além disso, a artista explicou como o papel do ator está relacionado ao ato de construção do conhecimento, pois a forma artística do teatro requer a articulação de atividades complexas do ser humano. Portanto, escolher tal ofício por vaidade não se justifica: o desejo de atuar deve encontrar raiz na necessidade de expressão do indivíduo. Ela também pontuou que tal prática pressupõe muita pesquisa e dedicação:

“Ao optarem pelo teatro estão fadados a estudar pelo resto da vida, pois o aprendizado depende fundamentalmente da curiosidade intelectual dos artistas. Os caminhos estão abertos e se tem muito para trocar”.

Nesse contexto, Nathalia Timberg ofereceu conselhos valiosos sobre como se preparar para estar nos palcos; ela centralizou a importância da compreensão da língua portuguesa e da palavra como um instrumento do ator:

 “A palavra é a base do nosso trabalho. Gente, a nossa língua tão maravilhosa está sendo esquecida. O ator é um intérprete. Trazer um texto para a nossa embocadura é conseguir dizê-lo bem, e não conseguir dizê-lo como você fala em seu cotidiano. Dias Gomes é um, o Machado de Assis é outro e o Plínio Marcos é outro. Nós temos que ter nossa embocadura preparada para saber dizer bem todos eles. Só podemos fazer isso se estudarmos a nossa língua”.


Recentes

31/08/2022

SP Escola de Teatro e Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, promovem a Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, evento internacional online e gratuito

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

16/08/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 2º semestre de 2022 em conversa com o artista Vitor DiCastro

15/08/2022

SP Escola de Teatro e Itaú Cultural promovem a 1ª Edição do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo

11/08/2022

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

531 de 616 resultado(s)