Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Turma de Iluminação da SP Escola de Teatro apresenta resultados da pesquisa em teatro de sombras

No último dia 1, a turma matutina da linha de estudo em Iluminação da SP Escola de Teatro, encabeçada pelo coordenador Guilherme Bonfanti e pelo formador Chico Turbiani, se debruçou em pesquisas sobre o teatro de sombras, apresentando na unidade Brás da Escola os seus resultados.

Foram três semanas de estudo. As/Os estudantes iniciaram o projeto com leituras de textos teóricos sobre formas milenares de teatro de sombras, oriundas da China, Indonésia, Turquia e Índia. Também, estudaram o teatro de sombras do século 19, do cabaré francês Le Chat Noir, além de estudar experiências contemporâneas brasileiras, envolvendo propostas da Cia. Lumbra.

Depois, a turma partiu para a prática, experimentando diferentes fontes de luz e formas de projetas sombras. Turbiani também propôs trabalharem a partir do texto “A luz é como a água”, conto do livro “Doze Contos Peregrinos”, do colombiano Gabriel García Márquez. A narrativa conta a história de duas crianças que, quanto os pais saem para ir ao cinema, quebram uma lâmpada da casa, de onde sai um jorro de luz que inunda a casa. Com um barco, brincam de navegar essas águas luminosas.

A turma se dividiu em quatro grupos e cada um ficou responsável por trabalhar um trecho do texto, trabalhando em uma sala da sede Brás.

“O trabalho tinha como objetivo utilizar a linguagem do teatro de sombras como um pretexto para o estudo da iluminação e da arquitetura das salas da sede Brás. Foi muito interessante perceber como os grupos, mesmo trabalhando com o mesmo texto, foram para lados completamente diferentes, com soluções estéticas muito distintas. Alguns grupos projetaram em tecidos e utilizaram diversas fontes, cores, efeitos. Um outro grupo criou uma instalação que ocupava a sala toda com projeções. Acredito que foi um trabalho muito positivo e de muito aprendizado, principalmente pelo empenho e dedicação das/dos estudantes”, diz Chico Turbiani.

Os grupos foram:

1. “O barco”
– Teo
– Leticia
– João
– Igor
– Laure

2. “A luz é como a água/Mergulhos profundos”
– Lay
– Calixto
– Ícaro
– Tiago
– Xadu
– Zerlo

3. “A festa da turma/A cachoeira”
– Matheus
– Geovanna
– Stucchi
– Ynã
– Roberta
– Saullo
– Felipe Stutti

4. “Inundação da sala de estar”
– Felipe Mendes
– Letícia Rocha
– Larissa
– Luke
– Bruna

Confira as fotos do experimento, de Ana de Castro:


Recentes

31/01/2023

Processo Seletivo 1/2023: Convocação de suplentes; matrículas acontecem na terça-feira (31)

30/01/2023

Prêmio Cláudia Wonder e show musical emocionam o público no encerramento da 11ª edição do SP Transvisão

24/01/2023

SP Escola de Teatro abre seleção para Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2023 para estudantes da instituição

23/01/2023

SP Escola de Teatro lança nesta segunda-feira (23) o Podcast Transvisão, com Marcia Dailyn e Millena Wanzeller

20/01/2023

Confira como foi o lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, com a presença ilustre dos autores

20/01/2023

11ª edição da SP TRANSVISÃO celebra a visibilidade Trans de 23 a 29 de janeiro de 2023 na SP Escola de Teatro

18/01/2023

Gabriel Barone, estudante egresso da SP Escola de Teatro, fala sobre a importância de sua formação ao assumir coordenadoria no Theatro Municipal de São Paulo

17/01/2023

Lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado é destaque na imprensa paulistana; confira!

16/01/2023

SP Escola de Teatro e Festival de Curitiba criam oito cursos online sobre artes cênicas disponibilizados na plataforma digital CACO

630 de 775 resultado(s)