Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira como foi o curso “Do circo a capoeira, um fazer brasileiro”

Aconteceu entre outubro e novembro, na unidade Brás da SP Escola de Teatro, o curso de Extensão Cultural “Do circo a capoeira, um fazer brasileiro”.

O curso foi ministrado por Rafael Oliveira, diretor e bailarino do Núcleo Iêê

O objetivo do curso foi conectar os conhecimentos circenses à manifestação capoeira, trabalhando corpo, ritmo e história, conhecendo mais profundamente um Brasil que muitas vezes é escondido e apagado pela história.

Explica Rafael Oliveira:

“As artes circenses são de grande complexidade. Técnicas e saberes que durante gerações foram transmitidas entre as famílias vindas do continente europeu para as Américas; com isso, no passado, os brasileiros tinham dificuldades em acessar as artes circenses. Mas o processo de democratização do ensino circense aliado à descolonização das formas técnicas e estéticas, a brasilidade começou a abrir espaço nos picadeiros. Uma das linguagens que hoje ocupa esse espaço é a capoeira, que reforça a pluralidade acrobática e dos saberes ancestrais, conseguindo conectar as duas artes em um mesmo projeto”.

Confira as fotos de Ana de Castro.

Recentes

19/11/2025

Fotos: espetáculo “Antes de Mim no Fundo” na SP Escola de Teatro

19/11/2025

Seminários “Internacionalização dos ativos culturais brasileiros” acontecem de 24/11 a 1/12 na SP Escola de Teatro

18/11/2025

26ª edição do Festival Satyrianas acontece de 19 a 23 de novembro; confira a programação na SP Escola de Teatro

18/11/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro embarcam para intercâmbio na Noruega

17/11/2025

Fotos: veja como foi o curso de extensão “O Corpo Cômico: Circo, Mímica e Comicidades”

17/11/2025

Escola Livre de Teatro de Santo André faz apresentações na SP Escola de Teatro amanhã (18)

17/11/2025

SP Escola de Teatro recebe mais quatro grupos do Rio Grande do Sul para intercâmbios e residências artísticas

14/11/2025

Curso de Cenografia e Figurino abre exposição “A Linha da Materialidade” hoje (14)

14/11/2025

Fotos: Festa do Saci celebra cultura brasileira com trabalhos de som, luz, cenários, figurinos e diversas outras linhas de estudo da SP Escola de Teatro

9 de 1029 resultado(s)