Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro brilha na Ernest Busch, respeitada universidade de teatro em Berlim


Na última semana, a SP Escola de Teatro fez história na Academia de Artes Dramáticas Ernst Busch, respeitada universidade de teatro sediada em Berlim e um dos palcos do Festival Theatertreffen, o maior acontecimento de teatro em língua alemã do mundo.

Ivam Cabral, diretor executivo da instituição, Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção, Mauro Gil, artista egresso de direção, e Dennis Zapater, estudante de direção, marcaram presença no centro de estudos e no festival, que contou com várias palestras, workshops e apresentações.


Além disso, o grupo acompanhou os eventos de encerramento da Alexandria Nova, iniciativa que reúne sete universidades do norte da Europa, na qual a SP Escola de Teatro é a única instituição de fora do continente europeu a participar. Os dois jovens diretores brasileiros fizeram parte dos 2-3 anos de atividades pedagógicas internacionais do projeto, focado na pesquisa em teatro. De maneira que, simultaneamente, estudantes da SP e de faculdades da Alemanha, Lituânia, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia se reuniram em encontros virtuais para estudar e investigar os desafios da direção teatral contemporânea.

“No Alexandria Nova, conversamos sobre as formas de prática e criação, e esse diálogo levou a caminhos muito interessantes. Conseguimos aprender bastante com eles e ensinar também, trouxemos pautas contemporâneas que já pesquisamos no teatro há algum tempo, mas são pouco pesquisadas na Europa”, afirmou Gil.

Os encontros também contaram com o lançamento do livro ¨Looking for Direction”, esse final de semana de Berlim, que celebrou o último encontro do projeto Alexandria Nova. García Vázquez escreveu um artigo para a obra intitulado The Decolonial Directing Approach (A abordagem Decolonial na Direção, tradução livre) e fez uma palestra sobre a temática também.

Ivam Cabral elogiou o trabalho de Vázquez, pontuando aquilo que ele acredita terem sido pontos chave para o sucesso da explanação:

“Escrever e depois discursar sobre a importância de Paulo Freire, a decolonialidade e o teatro de grupo paulista, obtendo o respeito de uma plateia internacional, foi inesperado. Foi bonito demais! ”.

O diretor e autor do artigo comenta o destaque da SP Escola de Teatro na comemoração, para ele, a instituição trouxe um brilho a mais para o festival. Em suas redes sociais ele celebra o feito:

“Estamos em festa!”.





Recentes

29/09/2023

24ª Satyrianas faz tributo a Zé Celso Martinez Corrêa em 86 horas de programação

29/09/2023

Livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo sai pelo Selo Lucias, com distribuição gratuita

26/09/2023

Inscrições abertas para o curso “Do circo a capoeira, um fazer brasileiro”

26/09/2023

Confira como foi a oficina teatral realizada para mulheres e crianças imigrantes

25/09/2023

Artista Maria Bonomi, conselheira da ADAAP, inaugura obra no Colégio Bandeirantes

21/09/2023

Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais, é curador de festivais de Ribeirão Preto e São José dos Campos

20/09/2023

E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual abre inscrições para o curso “Sound Designer e Trilha Para Cinema”

20/09/2023

ADAAP e SP Escola de Teatro lançam livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo

19/09/2023

Turma de Iluminação da SP Escola de Teatro apresenta resultados da pesquisa em teatro de sombras

279 de 616 resultado(s)