Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Cineclube SP Alma no Olho exibe curta sobre presença e resistência do corpo negro e periférico na próxima segunda, 23


Na próxima segunda-feira, 23, às 20h, a sala R4 da sede Roosevelt da SP Escola de Teatro exibe o filme Corre Menino, de Willi Vérsi, estudante egresso de dramaturgia da instituição. O curta é um trabalho cênico adaptado à estrutura cinematográfica e, dentre outros temas, aborda a presença e resistência do corpo negro e periférico no Brasil atual. Após a exibição da sessão acontece um bate-papo exclusivo com o diretor da obra.

Essa é uma ação do Programa Oportunidades e da Biblioteca da instituição, com o objetivo de incentivar o cinema nacional e independente. A iniciativa promove a exibição de filmes diversos que tratam de temas centrais na contemporaneidade. A primeira temporada do projeto vai até dia 18 julho, e a produção a ser exibida na próxima semana contou com vários artistas egressos de atuação no elenco.

Corre Menino é resultado de um processo de estudo que Willi inicio na SP. A narrativa foi baseada na notícia do assassinato de Douglas Rodrigues, um adolescente de 17 anos que foi morto por um Policial Militar em 2013, na zona norte de São Paulo. No curta, o público acompanha a história do “Menino Fato” que, morto a caminho da escola, é transformado em “Menino Possibilidade” e passa a questionar e refletir sua relação com o entorno urbano, o papel da Polícia Militar e a justiça brasileira.

Para o diretor, a arte de pesquisa periférica vem rompendo barreiras e criando movimentos culturais e políticos de grande visibilidade, isso demostra a importância do conhecimento e a força da união popular. Nessa conjuntura, essas são algumas das estratégias provisórias e marginais de sobrevivência.


Serviço:

Cineclube SP Alma no Olho – Gratuito.

Filme: Corre Menino
Data: 23 de maio, segunda-feira.
Horário: 20h00
Local: sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, praça Roosevelt. (Próximo ao metrô república).
*Haverá um bate-papo com o diretor após o fim da sessão.

Ficha Técnica:

Dramaturgia e Direção: Willian Sampaio Novais  | Elenco: André Sampaio Thobias; Elenice Zerneri; Fabiana Neves; Karina Pimentel; Manuel Victor; Thamires Araújo; Vitória Parra; Wes Machado. | Equipe de pesquisa: Ueliton Alves e João Martins | Músicas: Composição – André Sampaio Thobias e Willian Sampaio Novais | Voz, violão e arranjo – Elenice Zerneri e Rodrigo Seiji | Edição de vídeo: Gerson Cardoso.




Recentes

24/11/2023

Cia Zzzlots promove palestra com público após peça “Platitudes” neste sábado (25)

24/11/2023

Lançamento do livro “Eternizar em Escrita Preta” destaca três autores negros e a importância de narrativas plurais

24/11/2023

Sarau Amor em SP leva Batalha de Rima para a SP Escola de Teatro

23/11/2023

Pela 3ª vez, ADAAP e SP Escola de Teatro ganham Selo Igualdade Racial da prefeitura de SP

22/11/2023

"Que tipo de racista eu sou?", pondera Isildinha Baptista Nogueira durante Evento Formativo “Letramento Racial II" na SP Escola de Teatro

22/11/2023

SP Escola de Teatro entrevista Patricia Pillar, conselheira da ADAAP

21/11/2023

Lançamento de “Eternizar em Escrita Preta”, coletânea de dramaturgias de novos escritores negros, acontece amanhã (22)

17/11/2023

Evento Formativo “Letramento Racial II” acontece em 21/11 na Unidade Brás

16/11/2023

Abertas as inscrições para o workshop presencial e gratuito “Potencialização do Corpo”

216 de 616 resultado(s)