Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Programa Oportunidades, da SP Escola de Teatro, contrata jovem aprendiz da Fundação CASA


O Programa Oportunidades, da?SP Escola de Teatro (SPET), visando uma maior adesão a políticas afirmativas, contratou uma jovem aprendiz que está cumprindo medida socioeducativa em semiliberdade?na Fundação CASA, em São Paulo. Tatiana (nome fictício), de 18 anos, teve sua primeira oportunidade de trabalho com carteira assinada na SPET.

Nascida em Araçatuba e filha do meio de uma mãe solo, Tatiana começou a trabalhar aos 15 anos em um salão de beleza, buscando independência financeira após ir morar com seu então namorado.

Entretanto, diante da baixa remuneração, ela optou por começar a fazer unhas por conta própria e abrir seu próprio salão de beleza. No entanto, seu sonho foi interrompido pelo primeiro envolvimento em ato infracional. Após processo, o Poder Judiciário lhe imputou uma medida socioeducativa de internação, a ser cumprida na Fundação CASA Feminino Anita Garibaldi, um dos dois centros de atendimento feminino que a Fundação CASA mantém na cidade de Cerqueira César.

Após cerca de dois meses de internação, o Poder Judiciário local decidiu pela progressão da medida socioeducativa da jovem, saindo da privação de liberdade com a internação para a semiliberdade. Com isso, Tatiane veio para São Paulo, continuar cumprindo a medida de semiliberdade na Fundação CASA de Semiliberdade Azaleia. “Foi uma experiência bem diferente ter vindo para cá. Eu sei que vim para devido à medida que estou passando, só que também a cidade me fez enxergar as coisas de uma maneira diferente”, relata.

Inicialmente, Tatiane não tinha pretensão de permanecer em São Paulo. Porém, a oportunidade de trabalho na SP Escola de Teatro fez com que ela mudasse seus planos. “Antes, eu não tinha muitos planos, até porque nunca tinha vindo para cá e não conhecia. Mas após trabalhar na SPET, comecei a ver muitas outras oportunidades”, diz.

Além de trabalhar na SPET, Tatiane também frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante à noite e sonha em fazer uma faculdade de estética. “Aqui em São Paulo há muito mais oportunidades do que na minha cidade, que é muito pequena. Tenho planos de fazer faculdade de estética e me especializar na minha área", explica.

Dos 4.507 adolescentes em atendimento na Fundação CASA hoje (16/05), apenas 4,08% (184 jovens) são do sexo feminino. Para atender a essa população, a Fundação CASA mantém em funcionamento no Estado seis centros de atendimento femininos nas cidades de São Paulo (quatro) e Cerqueira César (dois), que disponibilizam 321 vagas. Atualmente na Fundação CASA de Semiliberdade Azaleia há 12 jovens em atendimento, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 48% das 25 vagas ofertadas.

Programa Oportunidades busca implementar mais ações afirmativas  

O Programa Oportunidade tem como um dos seus compromissos a articulação entre a arte e a sociedade, aproximando os estudantes de sua função de artistas-cidadãos. O departamento colabora com diversas organizações, como a Fundação CASA, na tentativa de oferecer novas perspectivas para os jovens socioeducandos. Com esse objetivo, o Programa oferece atualmente oficinas para jovens em internação na Fundação CASA nos centros de atendimento Rio Paraná, Chiquinha Gonzaga e Topázio, localizados na capital paulista.

Ana Clara Mascarenhas, do Programa Oportunidades, destaca a importância da parceria entre a Escola e a instituição na formação artística dos estudantes e também na possibilidade de outras vivências para os jovens socioeducandos.

“Os estudantes contemplados com a Bolsa-Oportunidade prestam diversos tipos de atividade de contrapartida. Uma delas é ministrar, junto ao Programa, oficinas de jogos teatrais e outras modalidades de arte-educação nas unidades da Fundação CASA que têm parceria com a Escola. Foi com esse vínculo que pensamos em políticas afirmativas que insiram esses jovens socioeducandos no mercado de trabalho”, destaca.

Sobre o Programa Oportunidades

A principal ação do Programa Oportunidades é a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade. O programa também promove diferentes ações, como a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os estudantes da Escola, colocação profissional para egressos e captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas. 


 


Recentes

10/05/2022

Ivam Cabral é empossado em cargo na Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico do Centro Arnaldo Araújo, em Portugal

02/05/2022

Ivam Cabral recebe dezenas de amigos e fãs em lançamento na capital paulista de Entre o Nada e o Infinito, seu 21º livro

28/04/2022

TBT: Relembre as entrevistas especiais de Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP, para o Youtube da Escola em 2012

26/04/2022

SP Escola de Teatro cria campanha em espanhol, inglês e francês para atrair imigrantes e refugiados para aulas de português gratuitas

22/04/2022

SP Escola de Teatro recebe o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o World Creativity Day

21/04/2022

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP, participa como investigador do grupo de Estudos de Artes Performativas Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal

19/04/2022

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 100 vagas

14/04/2022

Diretor da SP, Ivam Cabral é convidado a ser consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico da Escola Superior Artística do Porto, Portugal

13/04/2022

Em parceria com ONG, SP Escola de Teatro recolhe alimentos não perecíveis para doação às pessoas em situação de rua

909 de 943 resultado(s)