Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Leitura acontece em 22 de agosto com a leitura de “Elegbára Beat”, de Rodrigo de Odé

Acontece em 22 de agosto, quinta-feira, às 19h, mais uma edição do SP Leituras, organizado pela área de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

Dessa vez, o evento contará com a leitura dramática do livro “Elegbará Beat”, de Rodrigo de Odé, publicado pela Editora Kitabu. Além da leitura, haverá debate com Lucelia Sergio (Os Crespos) e Pedro Peu (Mestre de Capoeira Angola da Escola Angoleiro Sim Sinhô).

Os ingressos, gratuitos, devem ser adquiridos na Sympla da SP Escola de Teatro.

O texto de Rodrigo de Odé, escritor e doutor em filosofia, propõe uma discussão sobre racismo e poder, a partir de uma pesquisa sobre teatro negro, capoeira angola, candomblé e filosofia africana.

A dramaturgia é uma composição de 7 cenas e 23 personagens, que se articulam através de uma conexão entre o mito que trata do nascimento de Exu Elegbára, o afrobeat de Fela Anikulapo Kuti e tragédias da vida real, que ocorreram em função do racismo intrínseco ao sistema contemporâneo de pensamento, ação e comportamento.

“Elegbára Beat – Um Comentário Sobre o Poder” tem prefácio de Rosane Borges, orelha de Luh Maza, posfácio de Gustavo Melo e quarta capa de Adilbênia Freire Machado.

Pautada em mais de vinte anos de pesquisa, a peça resulta de um projeto contemplado na 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura da Cidade de São Paulo, em 2020. O projeto de publicação do livro foi contemplado no Edital Proac no 22/2023 para Publicação de Obras Teatrais Inéditas.

Recentes

11/09/2023

Veja como foi o lançamento de “Cartas de Rodez”, de Antonin Artaud

08/09/2023

Núcleo de Estudos em Dramaturgia Latino-Americana, de Carol Pitzer, recebe inscrições

07/09/2023

Veja como foi a conversa de Rui Frati com os estudantes na unidade Brás

06/09/2023

4ª edição do Prêmio Solano Trindade seleciona 3 peças inéditas de jovens dramaturgos negros

05/09/2023

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam novo espetáculo no Espaço Parlapatões

04/09/2023

Confira como foi o curso “Dança Contemporânea – Corpolítico”, com Sandro Borelli

04/09/2023

Programa Oportunidades divulga lista final de contemplados pela Bolsa-Oportunidade 02/2023

01/09/2023

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, recebe Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo

01/09/2023

Programa Oportunidades divulga lista provisória de contemplados da Bolsa-Oportunidade 02/2023

567 de 891 resultado(s)