Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Biblioteca da SP Escola de Teatro recebe doação de quase 2 mil livros de Cacá Rosset

A Biblioteca da SP Escola de Teatro, localizada na unidade Brás, conta com um acervo de mais de 15 mil livros, compondo uma das mais importantes coleções do estado em temas como teatro, artes performáticas, literatura e humanidades.

Sua formação começou em 2010, com ampla aquisições de livros e também com importantes doações, como as de Ivam Cabral, Emílio Di Biasi, Alberto Guzik e Christiane Riera. Outra doação seminal foi a coleção completa de Antonio Abujamra (1932-2015), gerando em 2019 o Acervo Antonio Abujamra – também localizado na unidade Brás e com visitas abertas via agendamento – , com mais de 5.400 livros.

Agora, a Biblioteca recebe mais uma importante contribuição de uma das figuras mais importantes do teatro brasileiro: Cacá Rosset.

O diretor e ator, um dos fundadores do Teatro do Ornitorrinco, doou em 2023 quase 2 mil livros de sua coleção particular. Agora, no segundo semestre de 2024, a SP Escola de Teatro conclui a listagem, limpeza e catalogação de todas as obras, que serão incorporadas ao acervo e disponibilizadas para leitura e empréstimo ao público.

São exatos 1.868 itens, entre livros (1.609), revistas, discos de vinil e fitas VHS. Entre as obras, estão livros de grandes nomes do teatro, como Bertolt Brecht, William Shakespeare, Molière, Eric Bentley, Alfred Jarry, Anton Tchekhov, Boris Vian, Georges Feydeau, Christopher Durang. Há muita dramaturgia e também livros teóricos sobre texto, direção, maquiagem e figurino, entre outros temas.

Ainda será possível encontrar livros de August Strindberg, Henrik Ibsen, Cynthia Heimel, Tennessee Williams, Dario Fo, Yasmina Reza, Thomas Bernhard, Samuel Beckett, Peter Weiss e Leilah Assunção.

Brecht é o autor de maior destaque na coleção, com 134 livros.

“O acervo de Cacá Rosset desempenhará um papel fundamental na formação de artistas excepcionais e no enriquecimento da comunidade teatral, servindo como uma fonte valiosa de conhecimento e inspiração para todos os seus usuários. Além do valor monetário, é imprescindível destacar o valor intelectual do acervo”, pontua Mônica Madureiro, bibliotecária da SP Escola de Teatro.

+ Você pode pegar emprestado livros na Biblioteca da SP Escola de Teatro

Sobre Cacá Rosset

Fundador do Teatro do Ornitorrinco, junto a Maria Alice Vergueiro e Luiz Roberto Galizia, se formou em Direção Teatral na ECA-USP. Como ator, fez os filmes Desmundo, Tapete Vermelho e Onde Andará Dulce Veiga?. Como diretor de teatro, montou peças de Brecht, Strindberg, Shakespeare, Molière, Jarry e Humberto Robles.

Com sua trupe, se apresentou em mais de 40 cidades do exterior, em festivais como o New York Shakespeare Festival, o Festival Internacional de Cádiz (Espanha), o Festival de Manizales (Colômbia) e o Festival Latino da Cidade do México.

Na TV, atuou na novela Sangue do Meu Sangue, no SBT, e apresentou os programas Domingo Paulista (Record) e Cadeira de Barbeiro (Manchete), além de ter atuado como comentarista esportivo.

Recentes

11/06/2024

Confira como foi o curso “Cinema Queer: A representação audiovisual, do moralismo ao orgulho LGBTQIA+”

11/06/2024

Confira como foram as apresentações do primeiro dia do Cena Única na SP Escola de Teatro

10/06/2024

Estudantes de Sonoplastia recebem convidados especiais durante as aulas de maio

10/06/2024

SP Escola de Teatro lança livro que propõe novo olhar descentralizado para o teatro brasileiro

07/06/2024

Estudantes de Técnicas de Palco apresentam resultado dos estudos sobre adereços de cabeça

06/06/2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Quem é o dono do passado? (An)Arquivando Histórias de Dança”

05/06/2024

Estudantes da SP Escola de Teatro estreiam a peça “E se sempre fosse dia?”

05/06/2024

6º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

04/06/2024

Cena Única, com leituras autorais dos estudantes de Dramaturgia, acontece nos dias 8 e 14 de junho

108 de 668 resultado(s)