Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta finalizam oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!


Nesta quinta-feira, 2, estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta participaram do último encontro da oficina “Escrevendo Memórias Afetivas: Ressignificar e contar histórias”, orientada pelo artista visual Wander Rodrigues. Os jovens receberam um certificado de conclusão do curso, que durou aproximadamente um mês, e aconteceu às quintas-feiras na sede Brás da SP Escola de Teatro.

A iniciativa buscou não apenas despertar o lado sensível e poético dos adolescentes, mas também propor um espaço de reflexão e reminiscência, incentivando o registro físico das vivências do período vivido no distanciamento social e dos desafios atuais do terceiro ano da Covid-19. Rodrigues também afirmou que os estudantes trouxeram um pouco de suas memórias e conflitos pessoais para a oficina e tiveram total liberdade para se expressarem através do bordado.

Segundo o artista, a inspiração do projeto é o trabalho do artista plástico Arthur Bispo do Rosário,  que escrevia e trabalhava muito com a narrativa poética. Assim, criou esse paralelo entre a obra dele e as vivências e conflitos pessoais dos jovens, que como todos adultos, viveram períodos conturbados em decorrência da pandemia.


” Quis criar essa narrativa poética sobre a vivência deles na pandemia, usando o bordado como uma ferramenta de escrita através de frases, palavras de impacto e pequenos momentos. Uma aluna, por exemplo, relatou que a avó veio a falecer durante a pandemia e associou isso ao uma árvore de ipê-amarelo existente na janela dela. Isso é uma memória poética muito linda que ela teve a liberdade de trazer para a oficina através do bordado”, comenta Rodrigues.

Dione Leal, analista pedagógica da instituição, acompanhou o último dia da oficina de perto, apresentando o ateliê do curso de cenografia e figurino e entregando os certificados de conclusão aos adolescentes. Muito contente com o sucesso da oficina, ela afirmou que a cultura é uma aliada no processo de ensino-aprendizagem e é este o pensamento que norteia a SP Escola de Teatro.

“Finalizamos hoje esta primeira oficina, fruto da parceria entre a SP Escola de Teatro e a Escola Estadual Padre Anchieta, com muita alegria! Quando a cultura e a educação caminham juntas, são capazes de transformar o seu entorno, a sua comunidade, a forma de pensar e olhar o mundo a sua volta. Juntas tornam-se elementos socializadores. Pretendemos seguir com mais projetos como este a partir de agora,” afirmou a analista.

Confira algumas imagens da oficina:





Recentes

02/12/2022

Exposição idealizada pela SP Escola de Teatro e Biblioteca Adelpha Figueiredo homenageia Carolina Maria de Jesus em instalação biográfica

30/11/2022

Pauliina Hulkko, pesquisadora artística finlandesa, fala sobre sua experiência pedagógica na SP Escola de Teatro. Confira a entrevista!

30/11/2022

Programa Oportunidades cria parceria com o centro cultural Casa 1 para atender jovens LGBT+

29/11/2022

Crianças e jovens imigrantes e refugiados se divertem na sede Brás da SP Escola de Teatro em nova edição do Tendas da Cidadania

29/11/2022

Marcia Tiburi e Giovana Echeverria apresentam proposições teatrais sobre a residência artística Um Fascista no Divã aos estudantes da SP Escola de Teatro

28/11/2022

Processo Seletivo 1/2023 – Confira os dias e horários das avaliações do segundo momento

28/11/2022

Confira um panorama geral do 1º Colóquio da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023

22/11/2022

Socióloga finlandesa, Sanna Ryynänen, fala sobre a sua relação com a SP Escola de Teatro e a influência do Brasil em sua pesquisa

21/11/2022

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania renova o Selo Igualdade Racial concedido à Adaap, gestora da SP Escola de Teatro

495 de 616 resultado(s)