Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro lança livro “Eternizar Em Escrita Preta 5” em 21 de novembro

Acontece em 21 de novembro, a partir das 19h, o lançamento do livro “Eternizar Em Escrita Preta 5”, a mais nova edição das Coletâneas Solano Trindade, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

As Coletâneas Solano Trindade reúnem desde 2021 as dramaturgias premiadas anualmente no Prêmio Solano Trindade, iniciativa da área de Projetos Especiais da Escola e também da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O prêmio seleciona, todo ano, três dramaturgias inéditas de autoras e autores negras e negros que possuem vínculo docente e/ou discente em escolas e/ou universidades de artes cênicas.

“Eternizar Em Escrita Preta 5” traz as peças dos três premiados em 2024:

– César Divino (Minas Gerais), com o texto “Memórias de Um Afogado”;

– Michel Xavier (São Paulo), com o texto “Boreta”;

– Monize Moura (Sergipe), com o texto “Depois da Fronteira”.

O livro é publicado pelo Selo Lucias, projeto editorial da SP Escola de Teatro fundado em 2020, e terá distribuição gratuita, além de estar disponível na internet para leitura e download.

A comissão julgadora de 2024 foi composta por Miguel Arcanjo Prado (Jornalista), Denilson Tourinho (Ator e doutorando em Educação pela UFMG) e Viviane Pistache (Roteirista e doutora em Educação pela USP).

“A premiação destaca a importância do teatro como uma forma de expressão capaz de impactar profundamente a sociedade. Ao reconhecer talentos e dramaturgias que refletem diferentes experiências e perspectivas, o prêmio contribui significativamente para um diálogo enriquecedor sobre identidade, cultura e as muitas camadas que compõem a nossa realidade”, diz na apresentação do livro Marília Marton, Secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Já Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, diz no prefácio da edição: “Este quinto livro da série colige três textos cuidadosamente selecionados pela curadoria, dramaturgias de pessoas pretas, oriundas de todo o Brasil, que hoje encontram espaço de publicação e leitores ávidos por conhecer suas histórias”.

O Prêmio é uma homenagem ao poeta, dramaturgo e diretor pernambucano Solano Trindade (1908-1974). Arte-ativista das causas negras, Trindade foi o criador do Teatro Popular Brasileiro (TPB), grupo formado por operários, domésticas e estudantes e que tinha como inspiração algumas das principais manifestações culturais do país. Atuou também na dança, criando em meados dos anos 50 um grupo referencial: o Brasiliana, reconhecido no Brasil e em temporadas no exterior.

Recentes

02/03/2023

Confira a programação do 2º Colóquio da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023

01/03/2023

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, recebe prêmio nos Estados Unidos

28/02/2023

Beth Lopes assume a coordenação pedagógica do curso técnico da SP Escola de Teatro

24/02/2023

Confira como foi o lançamento do livro Frestas Poéticas, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, com a presença ilustre de Fernanda Amaral

17/02/2023

Rodolfo García Vázquez coordena ciclo de palestras online com estudantes de sete universidades europeias

16/02/2023

SP Escola de Teatro convida todas e todos para o lançamento do livro Frestas Poéticas, no dia 23 de fevereiro

14/02/2023

Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez e Marcio Aquiles publicam artigos em inglês sobre a SP Escola de Teatro no prestigiado The Theatre Times

13/02/2023

Alycia Machaca, estudante boliviana de TP da SP Escola de Teatro, relata a importância da oficina de língua portuguesa oferecida pelo Programa Oportunidades

09/02/2023

Artistas da SP Escola de Teatro são indicados ao Prêmio Shell 2023; confira!

540 de 699 resultado(s)