Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Marcelo Flecha publica artigo sobre iluminocenografia e compila memórias de sua trajetória artística

Encenador, dramaturgo, cenógrafo, iluminador e pesquisador teatral, membro fundador da Pequena Companhia de Teatro (São Luís, MA), Marcelo Enrique Flecha é um importante nome da cena teatral contemporânea no Brasil.

Ele acaba de publicar, convidado pela revista A Luz Em Cena, o artigo “Memorial técnico de artesanias iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência ou Tópicos, apontamentos e derrisões de um iluminador dedicado ao pensamento não acadêmico”.

No trabalho, Flecha aborda diversos conceitos pensados em suas pesquisas ao longo das últimas décadas, como elemento iluminocenográfico, dramaturgia da luz e teatro polidramático (este criado dentro das pesquisas da Pequena Companhia de Teatro).

“Não é um artigo tradicional, com formato acadêmico. Utilizo em contraponto um formato de relato e memória, buscando estabelecer um registro sistemático de meus trabalhos das últimas décadas e como se deu a trajetória do que chamo de iluminocenografia”, conta Marcelo Flecha ao site da SP Escola de Teatro.

No trabalho, Flecha aborda conceitos e criações de peças como “Pai & Filho”, “Entre Laços” e “O acompanhamento”.

O artigo, indicado para leitura aos estudantes da SP Escola de Teatroestá disponível no blog de Guilherme Bonfanti, coordenador da linha de estudo em Iluminação da Escola.

Recentes

01/11/2022

Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção da SP Escola de Teatro, faz novas e prósperas parcerias com universidades europeias após viagem acadêmica

28/10/2022

Isildinha Baptista Nogueira, conselheira da Adaap, é uma das finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Ciências

28/10/2022

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, é destaque nas Páginas Amarelas da revista Veja São Paulo

13/10/2022

Helena Ignez, importante figura feminina da cultura brasileira, é uma das novas Conselheiras da Adaap. Confira sua entrevista!

13/10/2022

Nova integrante do Conselho da Adaap, a psicanalista Isildinha Baptista Nogueira simboliza a contribuição da psicanálise ao teatro. Confira sua entrevista!

06/10/2022

Estudantes do curso técnico da SP oferecem oficinas de Jogos Teatrais para crianças e jovens bolivianos moradores do Brás

05/10/2022

Programa Oportunidades cria parceria com a ABAPE para atender crianças e jovens

29/09/2022

Programa Oportunidades firma parceria com o Serviço de Medidas Socioeducativas e acolhe jovens em período de ressocialização

28/09/2022

Luto: Morre Cacilda, mascote da SP Escola de Teatro há 12 anos

837 de 942 resultado(s)