Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

13º SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans acontece de 27 a 29 de janeiro na SP Escola de Teatro

Com o tema “Família Expandida: Construindo Redes de Afeto e Apoio na Diversidade”, um dos mais importantes eventos de visibilidade trans do Brasil traz gratuitamente shows, debates e premiação

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), promove de 27 a 29 de janeiro a 13ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans.

O evento totalmente gratuito traz debates, shows, premiação e é uma das mais importantes iniciativas do tipo no Brasil, feito em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O 13º SP Transvisão 2025 acontece na semana em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans (29/1). Todos os eventos são gratuitos e acontecem na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt, 210. Haverá transmissão ao vivo no YouTube da Escola.

Esta edição é produzida por Márcia Daylin, Gustavo Ferreira, Elen Londero e Danilo Stavale, além de contar com o esforço de diversos outros setores da SP Escola de Teatro e com o trabalho de Rachel Rocha, advogada de destaque e conselheira da ADAAP, vice-presidente da área temática da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, que idealizou o projeto em 2013 ao lado de outros profissionais.

Desde 2013, a iniciativa pioneira da SP Escola de Teatro promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+. 

Ao longo destes treze anos de evento, foram realizadas mesas de discussão, performances e ações que contaram com a participação de importantes nomes da luta LGBTQIA+, como Laerte, Phedra de Córdoba, Márcia Rocha, Kimberly Luciana, Ingrid Soares, Brenda Oliver e Renata Peron, entre outras estrelas que fizeram história neste evento que celebra lutas e conquistas dos corpos trans.

“Ao falar de redes de afeto e apoio, o tema deste ano é muito relevante, dado o momento que estamos vivendo, no Brasil e no mundo, repleto de discursos contra pessoas trans. Apesar dos grandes avanços dos direitos das pessoas trans no Brasil, ainda vemos a violência aumentar. Em 2024, a violência contra elas cresceu 45%. Nos parlamentos, continuam surgindo projetos que querem retirar e restringir direitos. Os poderes instituídos no Brasil deveriam dar segurança e acolhimento, mas os ataques vêm deles. Esse discurso de ódio tem alimentado o protagonismo dos mandatos de muitos parlamentares. Querem que as pessoas trans voltem para o armário ou deixem de existir”, analisa Rachel Rocha. 

“Um evento como o SP Transvisão é uma resposta a tais ataques. Ele está dizendo: não vamos a lugar algum. As pessoas trans não vão desistir e vão combater de frente tal violência. E como se combate isso? Com educação, com políticas públicas”, completa Rachel.

Apoio

O SP Transvisão 2025 – 13ª edição é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo, e apoio da e apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo; Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania; Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Associação Brasileira de Intersexo (ABRAI); Associação Brasileira Profissional para a Saúde Integral de Pessoas Travestis, Transexuais e Intersexo (ABRASITTI); Associação Cultural Educacional Social Dynamite; Associação da Parada LGBT de São Paulo; Casa Florescer; CAE João Nery; Centro de Referência da Diversidade – Brunna Valin (CRD); Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo; Conselho Estadual LGBT; Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Diversa Arte e Cultura; Mães Pela Diversidade; Núcleo de Pesquisa em Saúde e Direitos Humanos LGBT+ (NUDHES); e Núcleo de Transmasculinidades da Rede Família Stronger e Rede Família Stronger.

Confira a programação confirmada do 13º SP Transvisão

27/1 (Segunda)

20h

Show de Abertura – Casa Florescer

Corpos e vozes em movimento 

O corpo tem sido um tema privilegiado nas expressões de arte e  vem  se modificando ao longo da história. A arte do corpo é uma vertente da arte contemporânea que utiliza o corpo como meio de expressão. Esse ato é composto de vozes que trazem suas narrativas em diversas formas de expressar sua existência, Elenco: corpos trans que resistem e existem.

28/1 (Terça)

18h

Mesa “Cuidar de Si para Cuidar dos Nossos: Saúde e Bem-Estar Trans em Redes de Afeto”

Com: Walter Mastelaro Neto, Doutora Daniela Galli e Doutor Marcello Medeiros Lucena

Esse debate abordará a importância do autocuidado e da promoção da saúde e bem-estar para pessoas trans, considerando os desafios e as potencialidades de viver em uma sociedade diversa. A conversa trará reflexões sobre como práticas de autocuidado fortalecem a autoestima, a saúde mental e física, e contribuem para construir redes de afeto e apoio. A mesa também discutirá o papel das famílias e comunidades na criação de ambientes inclusivos e acolhedores que respeitem e celebrem as diversidades de gênero.

20h

Mesa “Trans Conecta: Fortalecendo Redes de Apoio e Conexões Transformadoras”

Com: Victor Grampa, Luca Scarpelli e Leona Jhovs

Este debate explora como fortalecer redes de conexões entre pessoas trans e aliados, promovendo um senso de pertencimento, suporte mútuo e transformação social. Serão discutidas estratégias para criar espaços seguros e inclusivos, onde as trocas de experiências e saberes possam impulsionar o empoderamento individual e coletivo. A mesa também abordará o papel das tecnologias, das comunidades locais e das iniciativas colaborativas na construção de redes de apoio que combatam a exclusão e promovam a diversidade como força central.

29/1 (Quarta) 

14h

Cozinha Falada – Empreendimentos Trans Alimentação e Direitos

A oficina busca apresentar noções sobre economia social e solidária, informar sobre direitos e identificar oportunidades para geração de trabalho e renda a partir da promoção da diversidade sexual e de gênero.

Com: Miguel Luz, homem preto, trans, chef de cozinha e professor

20h

Encerramento “Meu corpo, minha Arte” e premiados no Prêmio Claudia Wonder 2025

Com Casa Florescer. Para cada sociedade, o corpo humano é o símbolo da sua própria estrutura. Agir sobre o corpo é sempre um meio, de alguma forma, de agir sobre a sociedade. Além disso, o modo de representar o corpo na arte é um reflexo da estrutura social, de uma visão de mundo e de uma definição de pessoa. Neste ato vamos ressignificar os processos de expressão através da arte em corpos em movimento e meios de expressão. Elenco: corpos trans.

Serviço

13ª edição do SP Transvisão 2025 – Semana da Visibilidade Trans

De 27 a 29 de janeiro de 2025

Local: SP Escola de Teatro  – Praça Roosevelt, 210, Consolação

Entrada gratuita com a retirada de ingressos na recepção da Sede Roosevelt, conforme hora de chegada

Atividades presenciais terão transmissão ao vivo no YouTube da SP Escola de Teatro.

Recentes

02/09/2022

Núcleo curatorial da PQ- 2023 convida professores e estudantes de cenografia para encontro online no dia 14/09

31/08/2022

SP Escola de Teatro e Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, promovem a Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, evento internacional online e gratuito

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

16/08/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 2º semestre de 2022 em conversa com o artista Vitor DiCastro

15/08/2022

SP Escola de Teatro e Itaú Cultural promovem a 1ª Edição do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo

855 de 942 resultado(s)