Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Veja como foi o início do curso “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

Começou no último dia 3 na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco o curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”, ministrado pela artista Antonia Vilarinho Cardoso.

Nas aulas, os estudantes terão contato com uma abordagem introdutória sobre os aspectos históricos e conceituais das pedagogias das comicidades pretas, além de estudar as culturas pretas e suas epistemologias relacionadas à comicidade preta e afro-indígena.

Antonia Vilarinho Cardoso é mulher preta, doutora e mestra-pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC, com a pesquisa Palhaçaria de Terreiro- Um Caminho de Corporeidades Afro centradas para Processos Criativos des Palhaces.

Mãe-atípica e neuro adversa, palhaça, capoeirista e artista-pesquisadora, diretora residente no Centro Coreográfico do Estado do Rio de Janeiro, orientando a pesquisa cruzando com a dança a Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga com direção de espetáculo. É artista há mais de trinta anos, iniciando em Brasília.

+ Confira os cursos de extensão gratuitos com inscrições abertas

Confira como foi a aula inaugural, nas imagens de Clara Silva.

Recentes

26/03/2026

Fotos: curso “Narrativa Interativa e Criação Coletiva para a Cena”

25/03/2026

Inscreva-se no curso gratuito “Teatro latino-americano: práticas, poéticas e processos de criação”

24/03/2026

Cia. Ópera do Mendigo Canta… Do Outro Lado do Espelho na SP Escola de Teatro em 18 de abril

23/03/2026

Espetáculo “Rapsódia-Guarujà” estreia em 8 de abril na SP Escola de Teatro

18/03/2026

SP Escola de Teatro recebe a peça canadense “Cock” de 2 a 4 de abril

17/03/2026

Programa Oportunidades divulga lista de classificação final para Bolsa-Oportunidade 2026/1º semestre

16/03/2026

Fotos: espetáculo “Pietá, um fractal de memórias” na SP Escola de Teatro

13/03/2026

Inscrições abertas para a oficina gratuita “Dramaturgias do teatro e do audiovisual”

12/03/2026

Fotos: Oficina formativa de produção cultural

9 de 1103 resultado(s)