Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Penguin & Companhia das Letras lança livro na SP Escola de Teatro em 25/3

Acontece em 25/3 às 19h, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o lançamento do livro “Antologia do Teatro Brasileiro, vol.2”, com organização de Alexandre Mate, Pedro Schwarcz e Rodrigo Morais Leite, editado pela Penguin & Companhia das Letras.

Após bate-papo com os três pesquisadores, haverá sessão de autógrafos.

Nesta antologia, estão reunidas obras de diferentes vertentes, mostrando as muitas facetas de um século fundador da literatura. Temos o histórico Antonio José, de Gonçalves de Magalhães; uma obra lírica, Leonor de Mendonça, de Gonçalves Dias; e um mergulho no fantástico com Macário, de Álvares de Azevedo, complementado por Noite na taverna, do mesmo autor. Segue-se Mãe, ponto de inflexão na carreira de José de Alencar, e Cancros sociais, texto de denúncia moral de Maria Angélica Ribeiro.

Juntas, essas peças montam a complexa cartografia de um país em formação e de um teatro plural, vibrante, com diferentes linhas de força estilística e anseios sociais que ressoam até os dias de hoje.

No século XIX, a preocupação com a criação de um imaginário distintamente brasileiro encontrou no teatro uma via para dar corpo a esse projeto. Os dramas que compõem esta antologia representam uma dramaturgia voltada à estetização e à problematização de questões ligadas à realidade social, da posição da mulher na sociedade à escravidão.

Selo Lucias

O professor e pesquisador Alexandre Mate é um parceiro de longa data do Selo Lucias, selo editorial da SP Escola de Teatro que, desde 2020, publica livros gratuitos ao público no campo das artes cênicas e outras artes.

Ele organizou em 2024 o livro “Breves Apontamentos Sobre o Teatro Nas_Das_Pelas Periferias Brasileiras”. Em 2023, foi um dos organizadores da obra “Teatro de Grupo Em Tempos de Ressignificação”.

Recentes

23/07/2024

Inscreva-se para a oficina gratuita e presencial “Palhaçaria e Intervenção Urbana”

22/07/2024

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Mongaguá

22/07/2024

SP Escola de Teatro divulga lista de aprovados do processo seletivo 2024/2º semestre

19/07/2024

Inscreva-se para o workshop gratuito e online “Produção Cultural”

19/07/2024

Inscreva-se para o workshop gratuito e presencial “Paisagens da Memória”

19/07/2024

Peça “O Ralo da Fossa” estreia em 23 de julho na SP Escola de Teatro

18/07/2024

SP Escola de Teatro lança livro “Eternizar Em Escrita Preta 4” em 25 de julho

18/07/2024

Espetáculo de dança “NumCorre” acontece em 25/7 na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro

17/07/2024

Veja como foi a estreia do espetáculo “2 Palitos” na SP Escola de Teatro

288 de 890 resultado(s)