Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Rodolfo García Vázquez e Márcia Dailyn são convidados do festival Mínimos Óbvios

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco vai marcar presença no festival Mínimos Óbvios, que acontece em Salvador até 21 de março.

O dramaturgo e diretor Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da Escola, e a atriz e bailarina Márcia Dailyn, colaboradora da Escola, foram convidados para participarem da terceira edição do evento, que acontece na Casa Rosa e em outras localidades da cidade.

Organizado pela companhia artística ATeliê voadOR, a terceira edição do evento tem como mote “Teatro a uma voz”.

Com uma programação totalmente gratuita, o evento ocorre entre 17 e 21 de março, na FACOM, na Universidade Federal da Bahia, e na Casa Rosa, no Rio Vermelho. Esta edição tem o apoio da Capes, através do Edital PAEP. A partir de 2025, o “Mínimos Óbvios” se pretende um evento anual de celebração da contribuição da comunidade LGBT+ para o teatro – no passado e no presente.

Rodolfo García Vázquez participará da mesa “Existe um teatro de autoria queer? As lokas e a estética do teatro”, em 21/3, às 9h30. Ele falará ao lado de Rodrigo Dourado (UFPE), Leandro Colling (UFBA), Lawrence La Fountain-Stokes (Universidade de Michigan), Duda Woyda (CNPq/UFBA), Georgenes Isaac (PPGAC/UFBA) e Igor Epifânio (Pós-Cultura/UFBA).

Vázquez conta sobre sua participação: “Vou trazer as experiências dos Satyros com os primeiros espetáculos que realizamos na Praça Roosevelt: De Profundis, Sappho de Lesbos e Transex. De Profundis (2002) tratava da relação entre Oscar Wilde e seu amante Alfred Douglas e o período em que foi encarcerado por sodomia. Sappho de Lesbos (2001) tratava da relação entre a poeta grega Sappho e suas alunas na ilha de Lesbos. Transex (2004) tratava do universo das mulheres trans e travestis prostituídas naquele momento na Praça Roosevelt. Em todos esses casos, trazer uma dramaturgia queer foi necessário como forma de resgatar a memória dessas pessoas”.

Já Márcia Dailyn participa da mesa “A cena LGBT e o teatro brasileiro”, em 20/3, às 17h. Ao lado dela, participam Alberto Ferreira da Rocha Junior (UFSJ), Newton Moreno, cofundador do grupo Os Fofos Encenam (São Paulo), Denni Sales (UFBA) e Djalma Thürler (UFBA)

Conta Márcia: “Vou me apresentar contado minha trajetória nas artes, minha história e legado na dança no Theatro Municipal de São Paulo e em outras instituições. Falarei de momentos importantes do teatro para as pessoas travestis, transexuais e agêneros, destacando o trabalho pioneiro da Companhia Os Satyros. Também falarei do importante projeto da SP Escola de Teatro, o SP Transvisão. E falarei também da importância do Carnaval. Porque Carnaval também é luta”.

Recentes

17/04/2025

Veja como o ensaio aberto “Pele”, de Daniela Carmona, na SP Escola de Teatro

16/04/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: edital de resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição após recurso

15/04/2025

Veja como foi a peça “Como Expressar Uma Dor: Teoria e Prática”; espetáculo fica em cartaz até 20/4

14/04/2025

Secretaria dos Transportes Metropolitanos e SP Escola de Teatro promovem apresentação de dupla de palhaços na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM

14/04/2025

Confira como foi o encerramento do curso “Corpo-Manifesto” na SP Escola de Teatro

10/04/2025

Rodolfo García Vázquez será professor convidado da Academia de Artes Dramáticas Ernst Busch

10/04/2025

Ouça o terceiro episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Mikaella Reis

09/04/2025

Egressas do curso de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro lançam livros; veja como foi!

08/04/2025

Veja como foram as apresentações da Mostra de Microcenas na SP Escola de Teatro

9 de 825 resultado(s)