Veja como foi o lançamento do livro “Antologia do Teatro Brasileiro, vol.2” na SP Escola de Teatro
Aconteceu no último dia 25 na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro o lançamento do livro “Antologia do Teatro Brasileiro – Séc. XIX – Drama”, segundo volume da série que trouxera, inicialmente, dramaturgias de comédia do século 19 no Brasil.
Editado pela Penguin & Companhia das Letras, o livro traz como organizadores Alexandre Mate e Pedro M. Schwarcz.
Nesta antologia, estão reunidas obras de diferentes vertentes, mostrando as muitas facetas de um século fundador da literatura. Temos o histórico Antonio José, de Gonçalves de Magalhães; uma obra lírica, Leonor de Mendonça, de Gonçalves Dias; e um mergulho no fantástico com Macário, de Álvares de Azevedo, complementado por Noite na taverna, do mesmo autor. Segue-se Mãe, ponto de inflexão na carreira de José de Alencar, e Cancros sociais, texto de denúncia moral de Maria Angélica Ribeiro.
O professor e pesquisador Alexandre Mate é um parceiro de longa data do Selo Lucias, selo editorial da SP Escola de Teatro que, desde 2020, publica livros gratuitos ao público no campo das artes cênicas e outras artes.
Ele organizou em 2024 o livro “Breves Apontamentos Sobre o Teatro Nas_Das_Pelas Periferias Brasileiras”. Em 2023, foi um dos organizadores da obra “Teatro de Grupo Em Tempos de Ressignificação”.