Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Peça “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” estreia em 17/5 na SP Escola de Teatro

Em um mundo em ebulição, onde fronteiras se dissolvem e territórios se tornam instáveis, um ser em trânsito ergue sua voz. “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” é um convite ao público para embarcar em uma experiência sensorial e reflexiva, que entrelaça poesia, humor e provocação.

Inspirado pelo ciclo migratório das abelhas e suas relações com o ecossistema, o espetáculo constrói uma narrativa sobre deslocamento, resistência e pertencimento. O protagonista, como uma abelha viajante, carrega em sua bagagem histórias, memórias e um simples prato de cuscuz, alimento simbólico que se transforma em partilha e conexão.

Com uma linguagem que mescla o teatro contemporâneo, elementos performáticos e interação direta com a plateia, a peça propõe um olhar sensível sobre a instabilidade dos territórios e das relações humanas. A partir de uma abordagem lúdica, mas profundamente crítica, o público é convidado a refletir sobre as consequências das mudanças climáticas, das crises migratórias e da ressignificação da identidade em um mundo onde o lar se torna um conceito fluido.

Ao longo da encenação, realidades se sobrepõem, e o espectador se vê diante de imagens impactantes, diálogos cortantes e uma trilha sonora que ecoa memórias de um passado que ressoa no presente. Como as abelhas que cruzam fronteiras em busca de sobrevivência, o protagonista percorre territórios hostis e afetivos, num voo errante que nos convida a repensar nossas próprias jornadas. Ao fim, resta a pergunta: onde encontramos abrigo quando tudo ao redor está em constante movimento?

Sinopse

“Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” é um documentário ficcional que acompanha o deslocamento das abelhas, espelho das mudanças climáticas que afetam nosso planeta. À medida que suas colônias se fragmentam, elas enfrentam a devastação ambiental e buscam novos lares. A peça revela a fragilidade de um mundo em colapso e nos desafia a refletir sobre o futuro que estamos abandonando. O que nos resta quando a natureza se torna um lugar estranho e distante?

Ficha técnica

Dramaturgia e Concepção: João Alves e Luiz Manuel
Direção: Luiz Manuel
Atuação: João Alves
Direção de arte: Amanda Pilla
Preparação Corporal: Daniel Satin
Sonoplastia: Felipe Zancanaro
Iluminação: Raphael Mota
Operadora de projeção: Camila Johann
Coreografia: Filipe Monte Verde
Filmaker: Julio Aracaki
Produção: João Alves
Assistente de Produção: Camila Johann

Serviço

Espetáculo: “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas”
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Data: De 15 de março a 20 de abril – Sábados às 20:30 e domingos às 18h
Ingressos: R$ 20,00 inteira, R$ 40,00 meia
Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 60 minutos
Gênero: Falso documentário
Classificação: 12 anos

Recentes

03/10/2023

Curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro recebe a doutora em artes cênicas Paula Autran como artista convidada

03/10/2023

Abertas as inscrições para o curso gratuito “Manipulação e criação de bambolê circense”

02/10/2023

Abertas as inscrições para o curso gratuito “Estudos de materialidades circenses”

29/09/2023

24ª Satyrianas faz tributo a Zé Celso Martinez Corrêa em 86 horas de programação

29/09/2023

Livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo sai pelo Selo Lucias, com distribuição gratuita

26/09/2023

Inscrições abertas para o curso “Do circo a capoeira, um fazer brasileiro”

26/09/2023

Confira como foi a oficina teatral realizada para mulheres e crianças imigrantes

25/09/2023

Artista Maria Bonomi, conselheira da ADAAP, inaugura obra no Colégio Bandeirantes

21/09/2023

Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais, é curador de festivais de Ribeirão Preto e São José dos Campos

549 de 890 resultado(s)