Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Peça “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” estreia em 17/5 na SP Escola de Teatro

Em um mundo em ebulição, onde fronteiras se dissolvem e territórios se tornam instáveis, um ser em trânsito ergue sua voz. “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” é um convite ao público para embarcar em uma experiência sensorial e reflexiva, que entrelaça poesia, humor e provocação.

Inspirado pelo ciclo migratório das abelhas e suas relações com o ecossistema, o espetáculo constrói uma narrativa sobre deslocamento, resistência e pertencimento. O protagonista, como uma abelha viajante, carrega em sua bagagem histórias, memórias e um simples prato de cuscuz, alimento simbólico que se transforma em partilha e conexão.

Com uma linguagem que mescla o teatro contemporâneo, elementos performáticos e interação direta com a plateia, a peça propõe um olhar sensível sobre a instabilidade dos territórios e das relações humanas. A partir de uma abordagem lúdica, mas profundamente crítica, o público é convidado a refletir sobre as consequências das mudanças climáticas, das crises migratórias e da ressignificação da identidade em um mundo onde o lar se torna um conceito fluido.

Ao longo da encenação, realidades se sobrepõem, e o espectador se vê diante de imagens impactantes, diálogos cortantes e uma trilha sonora que ecoa memórias de um passado que ressoa no presente. Como as abelhas que cruzam fronteiras em busca de sobrevivência, o protagonista percorre territórios hostis e afetivos, num voo errante que nos convida a repensar nossas próprias jornadas. Ao fim, resta a pergunta: onde encontramos abrigo quando tudo ao redor está em constante movimento?

Sinopse

“Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” é um documentário ficcional que acompanha o deslocamento das abelhas, espelho das mudanças climáticas que afetam nosso planeta. À medida que suas colônias se fragmentam, elas enfrentam a devastação ambiental e buscam novos lares. A peça revela a fragilidade de um mundo em colapso e nos desafia a refletir sobre o futuro que estamos abandonando. O que nos resta quando a natureza se torna um lugar estranho e distante?

Ficha técnica

Dramaturgia e Concepção: João Alves e Luiz Manuel
Direção: Luiz Manuel
Atuação: João Alves
Direção de arte: Amanda Pilla
Preparação Corporal: Daniel Satin
Sonoplastia: Felipe Zancanaro
Iluminação: Raphael Mota
Operadora de projeção: Camila Johann
Coreografia: Filipe Monte Verde
Filmaker: Julio Aracaki
Produção: João Alves
Assistente de Produção: Camila Johann

Serviço

Espetáculo: “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas”
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Data: De 15 de março a 20 de abril – Sábados às 20:30 e domingos às 18h
Ingressos: R$ 20,00 inteira, R$ 40,00 meia
Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 60 minutos
Gênero: Falso documentário
Classificação: 12 anos

Recentes

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

01/04/2022

Projeto social da Adaap oferece aulas de redação para vestibulandos de escolas públicas

31/03/2022

Daniel Pires, estudante de atuação SP, protagoniza peça multiplataforma que provoca o público com textos de Fernando Pessoa e Clarice Lispector

31/03/2022

TBT: Relembre a visita de Nathalia Timberg à SP Escola de Teatro em 2016!

31/03/2022

Hugo Possolo, coordenador de atuação, encena solo no 30º Festival de Curitiba e fala como a SP o transformou como artista

30/03/2022

Panorama das artes; saiba como foram as conversas sobre Humor, Técnicas de palco, cenografia e figurino e sonoplastia na SP Escola de Teatro

29/03/2022

SP Escola de Teatro fecha parceria em 2022 com a Universidade São Judas para acolhimento psicológico gratuito

28/03/2022

Sede Brás da SP diverte crianças da região com ação educativa sobre Mulheres do mundo promovida pelo Programa Kairós

23/03/2022

Panorama das artes: saiba como foram as conversas sobre direção, atuação, iluminação e dramaturgia na SP Escola de Teatro

873 de 891 resultado(s)