Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro oferece intercâmbio para Portugal a seus estudantes; inscreva-se!

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, em parceria com a Secretaria dos Comitês de Cultura – Ministério da Cultura, oferecerá em 2025 um intercâmbio estudantil para Portugal a seus estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos regulares.

O edital selecionará até dez estudantes da SP Escola de Teatro para participar do projeto Teatro Comunitário, desenvolvido pelo encenador Rui Germano, em Portugal. As atividades artístico-pedagógicas ocorrerão na cidade de Rio Maior (Portugal), entre 23 de novembro e 7 de dezembro de 2025.

A primeira parte do projeto acontecerá na SP Escola de Teatro, quando, entre 11 e 22 de agosto de 2025, o encenador irá ministrar uma oficina, com participação obrigatória dos estudantes selecionados para o intercâmbio.

A segunda parte do projeto consiste no intercâmbio para Rio Maior, onde os estudantes irão desenvolver um experimento cênico a ser apresentado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2025 no Cineteatro Municipal.

Gastos com passagens aéreas, hospedagens, alimentação e transporte terrestre em Portugal serão cobertos pela Escola, por meio de parceria com a Secretaria dos Comitês de Cultura – Ministério da Cultura. Outros gastos, como emissão de passaporte e seguro-viagem, serão de responsabilidade dos estudantes.

As inscrições podem ser feitas de 3 a 15 de junho. O resultado está previsto para 4 de julho. Haverá lista de suplentes.

Leia o edital com as instruções completas aqui.

Projetos internacionais

Desde o início de suas atividades, em 2010, a SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco mantém relações com universidades, teatros e associações estrangeiras, em projetos que envolvem residências artísticas, pesquisa e intercâmbios de estudantes e docentes.

Atualmente, Marcio Aquiles é o assessor de relações internacionais da SP Escola de Teatro.

Responsável pelo planejamento e organização das parcerias com as instituições estrangeiras, o setor de Projetos Internacionais gerencia os programas de colaboração e os intercâmbios de docentes e estudantes que vêm ao Brasil ou que partem para outros países a fim de ampliar conhecimentos.

Ao longo dos últimos anos, foram estabelecidos protocolos, convênios e parcerias de diversos tipos com escolas e profissionais de quase 30 países, como Suécia, Finlândia, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Portugal, Bolívia, Cuba e Cabo Verde.

Recentemente, a SP Escola de Teatro ofereceu um intercâmbio para a Alemanha a seus estudantes e egressos, com atividades que acontecerão no segundo semestre.

+ Rodolfo García Vázquez será professor convidado da Academia de Artes Dramáticas Ernst Busch

Recentes

19/06/2023

Processo Seletivo 2023/2º semestre: confira a lista de aprovados para o Segundo Momento

14/06/2023

Inscrições abertas para o curso de Moda e Arte, com Brunno Almeida Maia e Wellington Mendes

13/06/2023

Sede Brás recebe Isildinha Baptista Nogueira em Evento Formativo sobre “Letramento Racial”; confira

12/06/2023

Roberta Calza ministra aulas sobre máscara neutra para o curso de Humor da SP Escola de Teatro

12/06/2023

Confira o estande do Brasil na Quadrienal de Praga 2023, com participação da SP Escola de Teatro

07/06/2023

Espetáculo “GAGARIN WAY (mind the gap)” estreia em 9/6, na SP Escola de Teatro

07/06/2023

Quadrienal de Praga 2023 começa hoje (7) com participação da SP Escola de Teatro

07/06/2023

Estudantes da SP Escola de Teatro fazem intercâmbio na Quadrienal de Praga; confira as entrevistas

06/06/2023

Inscreva-se para o curso “Dança Contemporânea – Corpolítico”, com Sandro Borelli

639 de 890 resultado(s)