Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira como foi a oficina de Circo oferecida por estudantes da SP Escola de Teatro na Fundação Casa do Brás


Na última semana, a SP Escola de Teatro realizou mais uma ação cultural na Fundação Casa do Brás, com o oferecimento de uma oficina de Circo com iniciação de malabares por estudantes bolsistas do Programa Oportunidades da Escola. Dentre outros objetivos, a iniciativa buscou expandir os horizontes, divertir e mostrar novas possibilidades dentro do universo artístico e cultural para os jovens que cumprem medida socioeducativa de internação na instituição.

Os artistas circenses e estudantes da SP, Isabela Picolotte e Danilo Tenucci, ministraram uma oficina com diversos exercícios e brincadeiras com bolas e pinos de malabares. O evento foi muito produtivo e os jovens ficaram empolgados em participar, alguns, inclusive, demonstraram muita facilidade no manuseio dos equipamentos. No diálogo com os adolescentes, foi possível ouvir relatos de sonhos e projetos futuros, além de muito interesse em ingressar em áreas artísticas como o teatro e o circo.

As oficinas fazem parte de uma série de ações que, em 2022, a SP está realizando em prol do diálogo com o espaço cultural de seu entorno. Nesse contexto, foi pensando em incentivar uma interlocução artística com a região do Brás, que a Biblioteca e o Programa Oportunidades decidiram criar essa contrapartida com os estudantes bolsistas da ação cidadã. Um dos objetivos da iniciativa também foi de aproximar os aprendizes de praças, avenidas, transeuntes e ambientes públicos. No mês de julho, o Cine Bijou, em parceria com SP Escola de Teatro, também exibiu o filme Medida Provisória para 75 jovens da Fundação.


Para João Martins, analista de projetos do programa, os estudantes Isabela e Danillo conseguiram gerar um engajamento de todos os jovens na atividade:

“Foi muito interessante o diálogo com os adolescentes e ouvir eles falando de projetos e sonhos futuros. Ali todos já estavam em uma situação de término da medida socioeducativa, aguardando a liberação do judiciário para deixar a instituição. Isso ficou muito evidente nas conversas, quando os jovens apontaram seus sonhos e desejos, inclusive na carreira artística.”

Nesse contexto, como endossa o analista, a parceria com a autarquia é interessante para estreitar laços com a fundação e realizar um trabalho artístico duradouro que promova acessibilidade e abra os olhos dos jovens para novas possibilidades após o período de reclusão. Além disso, tal contato dos estudantes da escola com os adolescentes da instituição gera um espaço de entrosamento propicio para o aprendizado mútuo.

Confira a galeria de fotos completa da atividade


Recentes

24/11/2023

Cia Zzzlots promove palestra com público após peça “Platitudes” neste sábado (25)

24/11/2023

Lançamento do livro “Eternizar em Escrita Preta” destaca três autores negros e a importância de narrativas plurais

24/11/2023

Sarau Amor em SP leva Batalha de Rima para a SP Escola de Teatro

23/11/2023

Pela 3ª vez, ADAAP e SP Escola de Teatro ganham Selo Igualdade Racial da prefeitura de SP

22/11/2023

"Que tipo de racista eu sou?", pondera Isildinha Baptista Nogueira durante Evento Formativo “Letramento Racial II" na SP Escola de Teatro

22/11/2023

SP Escola de Teatro entrevista Patricia Pillar, conselheira da ADAAP

21/11/2023

Lançamento de “Eternizar em Escrita Preta”, coletânea de dramaturgias de novos escritores negros, acontece amanhã (22)

17/11/2023

Evento Formativo “Letramento Racial II” acontece em 21/11 na Unidade Brás

16/11/2023

Abertas as inscrições para o workshop presencial e gratuito “Potencialização do Corpo”

216 de 616 resultado(s)