Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2025

A Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2025 dos estudantes dos oito cursos técnicos da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco acontece nos dias 10 a 13 e 17 e 18 de junho, nas unidades Roosevelt e Brás da Escola.

A mostra gratuita apresenta ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre. São, ao todo, 16 montagens encenadas presencialmente.

Cada núcleo é composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola, priorizando um trabalho coletivo e múltiplo: Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

É possível baixar aqui o programa da Mostra dos Estudantes.

Pedagogia

Na pedagogia da SP Escola de Teatro, com coordenação de Beth Lopes, cada semestre e módulo conta com quatro vertentes que guiam as pesquisas e estudos dos estudantes: Eixo, Operador, Material e Artista Pedagoga(o).

Nesse semestre, os estudantes do módulo azul tiveram como Eixo “Performatividade”; como Operador “Tropicália e Parangolés, obras de Hélio Oiticica; e as antropofagias tropicalistas das obras de Rubem Valentim”; como Material “Manifesto sonoro coletivo/LP Tropicalia ou Panis et Circensis”; e como Artista Pedagogo ““O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, de 1933; e o filme “O Rei da Vela”, de 1982, da encenação tropicalista do Teatro Oficina”.

Já o módulo verde teve como Eixo “Personagem/Conflito”; como Operador “Tropicália e Parangolés, obras de Hélio Oiticica; e “Terra em Transe”, filme de Glauber Rocha”; como Material “Vídeo “Tropicália”, de Marcelo Machado”; e como Artista Pedagoga(o) ““O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, e a encenação tropicalista do Teatro Oficina”.

As vertentes são constantemente estudadas e debatidas durante os meses de aulas e fundamentam as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serve de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados a partir dessa semana.

Recentes

19/05/2022

Agenda Bonifácio celebra 200 anos da independência com ampla programação; veja os eventos da SP Escola de Teatro

19/05/2022

Processo Seletivo 2/2022 – Confira os dias e horários das avaliações do primeiro momento

18/05/2022

SP Escola de Teatro brilha na Ernest Busch, respeitada universidade de teatro em Berlim

18/05/2022

Cineclube SP Alma no Olho exibe curta sobre presença e resistência do corpo negro e periférico na próxima segunda, 23

18/05/2022

Diretor teatral Marco Antônio Rodrigues participa de aula no curso de Cenografia e Figurino

16/05/2022

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta participam de oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!

13/05/2022

Estudantes bolsistas da SP oferecem oficinas de teatro gratuitas na biblioteca municipal Adelpha Figueiredo; saiba mais

13/05/2022

Rodolfo García Vázquez ministra palestra sobre direção decolonial no festival Theatertreffen, em Berlim

11/05/2022

Ensaio em Inglês de Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção, é publicado em livro do Alexandria Nova, intercâmbio que reúne a SP e universidades europeias

846 de 891 resultado(s)