Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro recebe quatro grupos do Rio Grande do Sul para intercâmbios e residências artísticas

A partir de hoje (14) a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe quatro grupos do Rio Grande do Sul para atividades formativas, intercâmbio artístico-pedagógico e residências artísticas.

As atividades fazem parte do projeto Ocupa LabMultipalco.

O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, através do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), em parceria com a Fundação Teatro São Pedro (FTSP), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), gestora da SP Escola de Teatro, e o Serviço o Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS).

Voltado a coletivos gaúchos de teatro, o projeto selecionou através de edital nove grupos para participarem de atividades organizadas em três eixos principais: Formativo – Cada coletivo realiza quatro oficinas livres em cidades distribuídas pelas regiões funcionais do Estado, em unidades do Sesc/RS; Residência artística – Quatro grupos participam presencialmente no Multipalco, enquanto os demais desenvolvem suas atividades a partir de suas sedes, com acompanhamento remoto de profissionais da Adaap; e Intercâmbio – Um período de sete dias na sede da SP Escola de Teatro, em São Paulo, proporciona troca de experiências e articulação com artistas da capital paulista.

O Ocupa LabMultipalco integra uma política pública de longo prazo, com investimento total de R$ 2,6 milhões em três anos, contemplando 27 coletivos (nove por ano). O projeto culminará com a Mostra OcupaLab, que apresentará, no Multipalco, espetáculos, investigações ou pesquisas desenvolvidas pelos grupos, nas últimas semanas de agosto e novembro.

A iniciativa também acompanhou a finalização das obras do Multipalco, um dos maiores complexos culturais da América Latina, localizado junto ao Theatro São Pedro. O espaço abriga o Teatro Oficina Olga Reverbel, a Concha Acústica e, recentemente, passou a contar com o Teatro João Simões Lopes Neto, inaugurado em 27 de março.

Primeiro ciclo com quatro grupos na SP Escola de Teatro

Os quatro grupos fazem parte de um primeiro ciclo, que acontece em julho e agosto. Em 2025, a SP Escola de Teatro ainda receberá outros grupos do projeto Ocupa LabMultipalco, assim como também acontecerão novos ciclos de residências em 2026 e 2027.

Neste primeiro ciclo, coordenadores, formadores e convidados recebem quatro grupos: O Grupo VSQ, de 14 de julho a 20 de julho; os grupos Teatro Por Que Não? e Gompa nos dias 21 a 27 de julho; por fim, o Grupo Cerco de 11 a 17 de agosto.

Grupo VSQ de 14 a 20 de julho

A VSQ Cia de Teatro é uma companhia de teatro com sede em Pelotas, Rio Grande do Sul, que se dedica a explorar diferentes formas e linguagens teatrais. Surge a partir do desejo de atores e pedagogos em espalhar teatro pela cidade de Pelotas e pelos mais diversos cantos do país.

O grupo pretende, não somente, provocar-se na criação e experimentação teatral, mas também promover a troca e o diálogo com o público, sendo agente cultural transformador. Além de teatro, a companhia também produz peças radiofônicas como “Lagrimas da Alma” e vídeos de sátiras, como o “Jornal VSQ”.

Integram o  grupo: Diego Fogassi Carvalho, Aline da Silva Meira Cotrim, Kelvin Marum Machado, Isabelle Vignol de Andrade Ribeiro, Caio Tavares Porciuncula, Rodrigo Leal Dias,Geovanna Sobrinho Pereira, Evelin Cristine Suchard Aires e Gustavo Teixera Duarte.

A atividade final da residência do Grupo VSQ na SP Escola de Teatro será aberta ao público. No dia 19 de julho, às 18h, eles fazem uma abertura de experimento. O público pode garantir os ingressos gratuitos 1h antes da sessão.

Será realizada uma experimentação com o público interessado bem como a apresentação de fragmentos que compõem a performance, como uma forma de mergulhar na ideia do projeto e experimentar das criações que são atravessadas pelo processo.

Ao longo da semana, em atividades internas do grupo na SP Escola de Teatro dentro do projeto de intercâmbio, eles participam de atividades como: recepção com coordenadores na SP Escola de Teatro, workshop de máscaras, workshop de dramaturgismo, conversas com Cia Os Satyros, Teatro Oficina e Cine Bijou.

Recentes

14/02/2023

Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez e Marcio Aquiles publicam artigos em inglês sobre a SP Escola de Teatro no prestigiado The Theatre Times

13/02/2023

Alycia Machaca, estudante boliviana de TP da SP Escola de Teatro, relata a importância da oficina de língua portuguesa oferecida pelo Programa Oportunidades

09/02/2023

Artistas da SP Escola de Teatro são indicados ao Prêmio Shell 2023; confira!

09/02/2023

Estudantes egressos e artistas parceiros da SP Escola de Teatro estão entre os indicados da 33ª edição do Prêmio Shell

07/02/2023

Confira como foi a aula inaugural do 1º semestre letivo de 2023 da SP Escola de Teatro

06/02/2023

Programa Oportunidades, em parceira com a Universidade São Judas, oferece acolhimento psicológico gratuito aos estudantes e colaboradores da SP Escola de Teatro

06/02/2023

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 1/2023

03/02/2023

Psicanalista e pesquisadora Isildinha Baptista Nogueira abre o 1º semestre letivo de 2023 neste sábado (4), na sede Brás da SP Escola de Teatro

31/01/2023

Processo Seletivo 1/2023: Convocação de suplentes; matrículas acontecem na terça-feira (31)

792 de 945 resultado(s)