Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

VSQ Cia de Teatro se apresenta gratuitamente nesse sábado (19) na SP Escola de Teatro

Dentro do projeto Ocupa Lab, a companhia de Pelotas VSQ Cia de Teatro faz apresentação gratuita ao público amanhã (19), às 18h, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O público pode garantir os ingressos gratuitos 1h antes da sessão na recepção. 

O grupo apresenta “NOMADISMO NA ARTE OU COMO CRIAR UMA MÁQUINA DE GUERRA TEATRAL”.

A proposta deste projeto é possibilitar uma potência de criação que permita novas formas de ser no mundo contemporâneo, de habitar em outras existências para além daquela que o capitalismo objetifica e forma. Formas de pensar em uma possível ruptura ao capitalismo artístico (LIPOVESTKI, 2015). Fugir das formas de subjetivação que nos conduzem para irmos a uma forma quase mbrionária, de encontro do sujeito com a arte e suas múltiplas possibilidades de criação.

O que se espera é criar uma “máquina de guerra” (DELEUZE, GUATTARI, 2012b) que possibilita a desterritorialização dos sujeitos destes territórios pré-concebidos, uma performance teatral que permitam ser atravessadas pela experiência (LAROSSA, 2015) e possibilitem novas formas de subjetivar-se, encontrando suas potencialidades de vida e, quem sabe, transformarem-se em sujeitos potentes de forças e afetos para o mundo.

Sobre o grupo

A VSQ (Você Sabe Quem) Cia de Teatro é uma companhia de teatro com sede em Pelotas, Rio Grande do Sul, que se dedica a explorar diferentes formas e linguagens teatrais. Surge a partir do desejo de atores e pedagogos em espalhar teatro pela cidade de Pelotas e pelos mais diversos cantos do país.

O grupo pretende, não somente, provocar-se na criação e experimentação teatral, mas também promover a troca e o diálogo com o público, sendo agente cultural transformador. Além de teatro, a companhia também produz peças radiofônicas como “Lagrimas da Alma” e vídeos de sátiras, como o “Jornal VSQ”.

Integram o  grupo: Diego Fogassi Carvalho, Aline da Silva Meira Cotrim, Kelvin Marum Machado, Isabelle Vignol de Andrade Ribeiro, Caio Tavares Porciuncula, Rodrigo Leal Dias,Geovanna Sobrinho Pereira, Evelin Cristine Suchard Aires e Gustavo Teixera Duarte.

Ficha técnica

Direção, produção e pesquisa: Diego Carvalho.

Atores-pesquisadores: Aline Cotrim, Caio Porciúncula, Diego Carvalho, Evelin Suchard, Kelvin Marum, Rodrigo Leal, Isabelle Vignol, Gustavo Duarte e Geo Sobrinho.

As atividades fazem parte do projeto Ocupa LabMultipalco.

O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, através do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), em parceria com a Fundação Teatro São Pedro (FTSP), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), gestora da SP Escola de Teatro, e o Serviço o Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS).

Voltado a coletivos gaúchos de teatro, o projeto selecionou através de edital nove grupos para participarem de atividades organizadas em três eixos principais: Formativo – Cada coletivo realiza quatro oficinas livres em cidades distribuídas pelas regiões funcionais do Estado, em unidades do Sesc/RS; Residência artística – Quatro grupos participam presencialmente no Multipalco, enquanto os demais desenvolvem suas atividades a partir de suas sedes, com acompanhamento remoto de profissionais da Adaap; e Intercâmbio – Um período de sete dias na sede da SP Escola de Teatro, em São Paulo, proporciona troca de experiências e articulação com artistas da capital paulista.

Recentes

29/11/2022

Crianças e jovens imigrantes e refugiados se divertem na sede Brás da SP Escola de Teatro em nova edição do Tendas da Cidadania

29/11/2022

Marcia Tiburi e Giovana Echeverria apresentam proposições teatrais sobre a residência artística Um Fascista no Divã aos estudantes da SP Escola de Teatro

28/11/2022

Processo Seletivo 1/2023 – Confira os dias e horários das avaliações do segundo momento

28/11/2022

Confira um panorama geral do 1º Colóquio da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023

22/11/2022

Socióloga finlandesa, Sanna Ryynänen, fala sobre a sua relação com a SP Escola de Teatro e a influência do Brasil em sua pesquisa

21/11/2022

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania renova o Selo Igualdade Racial concedido à Adaap, gestora da SP Escola de Teatro

21/11/2022

Atores Flavio Tolezani e Rafael Losso apresentam as proposições teatrais sobre a residência artística Gagarin Way aos estudantes da SP Escola de Teatro

18/11/2022

Confira como foi o lançamento do livro Eternizar em Escrita Preta, com textos de dramaturgas negras vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2021

17/11/2022

Sarau das Pretas Peri se apresenta na SP Escola de Teatro no lançamento do livro Eternizar em Escrita Preta

801 de 920 resultado(s)