Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está em festa!

Por meio do seu Selo Lucias, projeto editorial com coordenação de Ivam Cabral, Elen Londero e Marcio Aquiles, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo está finalista na categoria “Artes” do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, a segunda edição do novo prêmio que complementa as categorias literárias do Jabuti, que são premiadas desde 1958.

O livro Breves apontamentos sobre o teatro das_nas_pelas periferias brasileiras, com organização do pesquisador Alexandre Mate, concorre na categoria com outras quatro obras. Antes, fora semifinalista ao lado de nove obras.

Em sua segunda edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico mantém o propósito de reconhecer e premiar os esforços daqueles que já se dedicam à produção de conteúdo científico, técnico, profissional e acadêmico, e de incentivar ainda mais que autores e editores trilhem esse caminho.

Lançado em 2024, o livro de quase 800 páginas e produzido entre 2020 e 2024 traz um estudo meticuloso de historiografia teatral no Brasil, propondo um outro e polifônico olhar sobre as artes cênicas nacionais para além das capitais paulista e fluminense, buscando um diálogo, como manifesta o título do livro, das, nas e pelas periferias. São dezenas de artigos, feitos a partir da colaboração de quase 300 pessoas de 15 estados e 26 cidades distintas, representando diferentes instituições e coletivos teatrais.

Há partes no livro sobre grupos fundantes da artes cênicas nacionais (como Oficina e Ventoforte); sobre ícones do passado (como Heleny Guariba, Bibi Ferreira); e partes sobre destacados artistas contemporâneos, como as dramaturgas Maria Shu e Dione Carlos, ambas formadas na SP Escola de Teatro.

“Desde o início de meus estudos, ouvi a tese segundo a qual não havia uma história do teatro brasileiro, sim algumas panorâmicas cujos epicentros estavam fundamentalmente nas cidades de São Paulo e Rio. Isso sempre me provocou e esteve presente em minhas estruturas de pensamento e trabalho militante. Com este livro, cuja criação foi partilhada e coletiva, acredito ter ampliado uma possibilidade de compreensão, entendimento e conhecimento de um olhar descentralizado da historiografia das artes cênicas nacionais”, explica Alexandre Mate.

O livro está disponível para leitura gratuita na página do Selo Lucias, no site da SP Escola de Teatro.

+ Veja como foi o lançamento do livro “Breves Apontamentos Sobre o Teatro Das_Nas_Pelas Periferias Brasileiras”

Recentes

01/12/2025

Entrevista com Blendon Cassio, um dos vencedores do Prêmio Solano Trindade 2025

01/12/2025

Entrevista com Clarissa Roberta, uma das vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2025

01/12/2025

Entrevista com Ray Ariana, uma das vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2025

28/11/2025

SP Escola de Teatro divulga lista de aprovados do processo seletivo 2026/1º semestre

28/11/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2025

27/11/2025

Fotos: veja como foi a exposição “Tela Preta: o que queremos?”

26/11/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro embarcam para intercâmbio gratuito em Portugal

26/11/2025

Notícias Fotos: estudantes de Cenografia e Figurino promovem exposição “A Linha da Materialidade”

25/11/2025

SP Escola de Teatro lança a revista A[L]BERTO 12 e o livro Eternizar em Escrita Preta – Vol. 6 em 3/12

9 de 1039 resultado(s)