Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está em festa!

Por meio do seu Selo Lucias, projeto editorial com coordenação de Ivam Cabral, Elen Londero e Marcio Aquiles, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo está finalista na categoria “Artes” do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, a segunda edição do novo prêmio que complementa as categorias literárias do Jabuti, que são premiadas desde 1958.

O livro Breves apontamentos sobre o teatro das_nas_pelas periferias brasileiras, com organização do pesquisador Alexandre Mate, concorre na categoria com outras quatro obras. Antes, fora semifinalista ao lado de nove obras.

Em sua segunda edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico mantém o propósito de reconhecer e premiar os esforços daqueles que já se dedicam à produção de conteúdo científico, técnico, profissional e acadêmico, e de incentivar ainda mais que autores e editores trilhem esse caminho.

Lançado em 2024, o livro de quase 800 páginas e produzido entre 2020 e 2024 traz um estudo meticuloso de historiografia teatral no Brasil, propondo um outro e polifônico olhar sobre as artes cênicas nacionais para além das capitais paulista e fluminense, buscando um diálogo, como manifesta o título do livro, das, nas e pelas periferias. São dezenas de artigos, feitos a partir da colaboração de quase 300 pessoas de 15 estados e 26 cidades distintas, representando diferentes instituições e coletivos teatrais.

Há partes no livro sobre grupos fundantes da artes cênicas nacionais (como Oficina e Ventoforte); sobre ícones do passado (como Heleny Guariba, Bibi Ferreira); e partes sobre destacados artistas contemporâneos, como as dramaturgas Maria Shu e Dione Carlos, ambas formadas na SP Escola de Teatro.

“Desde o início de meus estudos, ouvi a tese segundo a qual não havia uma história do teatro brasileiro, sim algumas panorâmicas cujos epicentros estavam fundamentalmente nas cidades de São Paulo e Rio. Isso sempre me provocou e esteve presente em minhas estruturas de pensamento e trabalho militante. Com este livro, cuja criação foi partilhada e coletiva, acredito ter ampliado uma possibilidade de compreensão, entendimento e conhecimento de um olhar descentralizado da historiografia das artes cênicas nacionais”, explica Alexandre Mate.

O livro está disponível para leitura gratuita na página do Selo Lucias, no site da SP Escola de Teatro.

+ Veja como foi o lançamento do livro “Breves Apontamentos Sobre o Teatro Das_Nas_Pelas Periferias Brasileiras”

Recentes

26/09/2023

Confira como foi a oficina teatral realizada para mulheres e crianças imigrantes

25/09/2023

Artista Maria Bonomi, conselheira da ADAAP, inaugura obra no Colégio Bandeirantes

21/09/2023

Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais, é curador de festivais de Ribeirão Preto e São José dos Campos

20/09/2023

E.L.A. – Escola Livre de Audiovisual abre inscrições para o curso “Sound Designer e Trilha Para Cinema”

20/09/2023

ADAAP e SP Escola de Teatro lançam livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo

19/09/2023

Turma de Iluminação da SP Escola de Teatro apresenta resultados da pesquisa em teatro de sombras

19/09/2023

Veja como foi a conversa com Giselda Perê e Evandro Nunes com os estudantes na unidade Roosevelt

19/09/2023

Biblioteca Itinerante promove troca de livros na SP Escola de Teatro

18/09/2023

Novo livro “Trilogia das Pessoas” reúne três dramaturgias da Cia. Os Satyros

585 de 920 resultado(s)