Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Coletivo Gompa se apresenta gratuitamente hoje (24) na SP Escola de Teatro com a “Oficina Vertigem Por Um Triz”

Dentro do projeto Ocupa Lab, a companhia de Porto Alegre Coletivo Gompa faz apresentação gratuita ao público hoje (24), às 19h30, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Partindo do corpo como um território de escrituras tensivas, onde forças internas e proprioceptivas estão em constante diálogo com o ambiente externo (tudo que está além da pele), esta oficina pretende conscientizar aos artistas da cena a importância do treinamento das sensações corporais na construção da ação em tempo real.

São usados diferentes conceitos psicofísicos que servem como ferramentas para a construção de narrativas corporais atualizadas.

A oficina é um mergulho interior e imaginativo, a base de dança contemporânea e forte fisicalidade, entretanto, todos os corpos são bem vindos.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente uma hora antes da sessão. A capacidade máxima é de 20 pessoas. 

Sobre o grupo

O COLETIVO GOMPA é um grupo de artistas de Porto Alegre que desenvolve projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, pesquisando cruzamentos entre teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual, com ênfase na fusão das diferentes artes como princípio narrativo.

O grupo possui também uma atenção especialmente voltada a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e teatro para público infanto-juvenil, bem como para a criação de obras que partam de histórias orais e narrativas de si. A maior parte das obras criadas pelo coletivo possui dramaturgia autoral, composta colaborativamente em processo de ensaio.

Integrantes: Thiago de Moraes Ruff oni, Alexsander Martins Vidaleti, Álvaro Luiz Rosa Costa, Camila Bauer Brönstrup, Liane Carvalho Venturella, Paola Dias Kirst, Fabiane Zarif Severo, Élcio Gimenez Rossini, Pedro Henrique dos Santos Bertoldi e Carlota Christina Macedo de Alburquerque.

+ Veja como foi a semana da VSQ Cia de Teatro na SP Escola de Teatro

As atividades fazem parte do projeto Ocupa LabMultipalco.

O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, através do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), em parceria com a Fundação Teatro São Pedro (FTSP), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), gestora da SP Escola de Teatro, e o Serviço o Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS).

Voltado a coletivos gaúchos de teatro, o projeto selecionou através de edital nove grupos para participarem de atividades organizadas em três eixos principais: Formativo – Cada coletivo realiza quatro oficinas livres em cidades distribuídas pelas regiões funcionais do Estado, em unidades do Sesc/RS; Residência artística – Quatro grupos participam presencialmente no Multipalco, enquanto os demais desenvolvem suas atividades a partir de suas sedes, com acompanhamento remoto de profissionais da Adaap; e Intercâmbio – Um período de sete dias na sede da SP Escola de Teatro, em São Paulo, proporciona troca de experiências e articulação com artistas da capital paulista.

Recentes

07/06/2023

Quadrienal de Praga 2023 começa hoje (7) com participação da SP Escola de Teatro

07/06/2023

Estudantes da SP Escola de Teatro fazem intercâmbio na Quadrienal de Praga; confira as entrevistas

06/06/2023

Inscreva-se para o curso “Dança Contemporânea – Corpolítico”, com Sandro Borelli

06/06/2023

Estudantes de Iluminação fazem experimentações em salas do Brás

05/06/2023

Inscrições abertas para o curso “Consciência Corporal Através Da Dança”, com Zuba Janaina

02/06/2023

Evento Formativo “Letramento Racial” acontece em 6/6, na Unidade Brás

02/06/2023

Estudantes da SP Escola de Teatro realizam performance itinerante sob orientação de Morgana Olívia Manfrin

31/05/2023

Curso de Humor da SP Escola de Teatro recebe o palhaço Claudio Carneiro como artista convidado

30/05/2023

Viviane Dias, da Estelar de Teatro, participa de palestra com estudantes em 3 de junho

675 de 920 resultado(s)