Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Processo Seletivo do 1º semestre de 2026 da SP Escola de Teatro: inscrições prorrogadas até 24/9!

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, recebe até as 17h de 24 de setembro as inscrições para o seu Processo Seletivo 2026/1, referente às novas turmas que iniciam no primeiro semestre de 2026.

As inscrições foram prorrogadas, dado que o prazo anterior era 22 de setembro.

O processo seletivo é feito pela Fundatec.

> Confira o edital completo aqui, com detalhamentos, instruções, regras, prazos e cronogramas

> Edital complementar: aviso de prorrogação das inscrições

São 102 novas vagas em oito cursos técnicos com dois anos de duração cada, com aulas presenciais nos períodos matutino ou vespertino, sendo as linhas de estudo: Atuação, Cenografia & Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia, e Técnicas de Palco.

O processo seletivo é feito pela Fundatec. Há vagas afirmativas para Pessoas Negras, Pessoas com Deficiência e Indígenas.

Todos os cursos são gratuitos e os estudantes matriculados (ingressantes e veteranos) também podem aplicar para a bolsa mensal do Programa Oportunidades.

Os cursos técnicos da SP Escola de Teatro possuem reconhecimento do MEC e a certificação permitirá aos estudantes o encaminhamento direto ao Ministério do Trabalho para solicitação do DRT.

O prazo para se inscrever no Processo Seletivo 2026/1 vai até às 17h de 24/9, exclusivamente pela internet, pelo site da Fundatec.

As aulas do curso técnico acontecem presencialmente, nas duas unidades da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt e Brás) nos períodos matutino (de segunda a sexta, das 9 às 13h; com eventuais atividades aos sábados); ou vespertino (de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30; com eventuais atividades aos sábados), totalizando uma carga horária de 480 horas por módulo – 1920 horas no total após dois anos.

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$93,50.

Cronograma de seleção

A seleção para o curso técnico da SP Escola de Teatro é dividida em dois momentos, ambos classificatórios e eliminatórios.

O primeiro momento consiste na participação de entrevistas por vídeo chamada e a realização da prova de redação online. As pessoas aprovadas nessa etapa seguem para um segundo momento, presencial em São Paulo, com as avaliações específicas da área escolhida na inscrição, podendo ser individuais ou em grupo – de acordo com as linhas.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado em 28/11, com matrículas nos dias 3 e 4 de dezembro. O início do semestre letivo está programado para fevereiro de 2026, com aulas 100% presenciais em São Paulo.

Os candidatos devem ficar atentos às datas e prazos especificados no edital inicial, além de checar nas datas especificadas no edital a área de editais do site da SP Escola de Teatro para acesso aos editais seguintes, trazendo resultados, avisos e novas instruções do andamento do processo seletivo.

Dúvidas ou questionamentos devem ser encaminhadas exclusivamente para a Fundatec.

Recentes

22/10/2025

Inscrições abertas para o curso gratuito online “Produção Cultural: O artista como empreendedor de si”

21/10/2025

Veja como foram os três dias da Invasão Vange Leonel na SP Escola de Teatro

20/10/2025

Sergio Zlotnic lança livro na SP Escola de Teatro em 25/10

20/10/2025

Mauricio Salles Vasconcelos lança livro na SP Escola de Teatro em 23/10

17/10/2025

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, recebe importante prêmio promovido pelo jornal Estadão

17/10/2025

Veja como foi a visita da Cia Espaço Em Branco na SP Escola de Teatro dentro do projeto Ocupa Lab Multipalco

16/10/2025

Christian Landi promove oficina de atuação na SP Escola de Teatro; veja como foi

16/10/2025

Inscrições abertas para atrizes para a oficina de atuação gratuita “Projeto Clarice”

15/10/2025

Curso de Sonoplastia recebe convidados durante as aulas do semestre; veja como foram as atividades

9 de 1001 resultado(s)