Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

26ª edição do Festival Satyrianas acontece de 19 a 23 de novembro; confira a programação na SP Escola de Teatro

Inspirada na frase do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, o Festival Satyrianas 2025, celebra o poder transformador da arte e da resistência com o tema “Nós vamos sorrir”, homenagem à resiliência da cultura brasileira, à dignidade dos artistas e, especialmente, ao universo do circo e do palhaço.

O festival, mais uma vez, conta com apoio da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com parte da sua programação acontecendo na Unidade Roosevelt da Escola (Praça Roosevelt, 210).

Nesta edição, o festival – que integra o Calendário Oficial da Cidade e do Estado de São Paulo – presta tributo ao grupo Parlapatões, parceiro histórico d’Os Satyros no fortalecimento da cena artística do centro de São Paulo, na Praça Roosevelt. A homenagem se estende a Hugo Possolo e Raul Barretto, figuras fundamentais do teatro e do humor no país.

Hugo Possolo e Raul Barretto foram um dos fundadores da ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Arte), que gere a SP Escola de Teatro. Além disso, Possolo é coordenador do curso técnico em Atuação, enquanto Barretto é coordenador do curso de Humor.

A Satyrianas 2025 estará concentrada na região da Praça Roosevelt, nos seguintes espaços: Cine Satyros Bijou, Espaço dos Satyros, Espaço Parlapatões, Lona Satyrianas, Mamadi, SP Escola de Teatro, Studio Satyros e Tenda Satyrianas, além dos eventos que ocorrerão em duas áreas abertas na Praça Roosevelt.

Além do Esquenta e da Abertura, que acontecerão na segunda, terça e quarta feiras, a partir de quinta-feira a Satyrianas contará com 80 horas ininterruptas de programação. Eventos acontecem do dia 17 até meia-noite do dia 23 de novembro.

Programação Artística

Premiado com o Shell, o APCA, o Aplauso Brasil e o Arcanjo de Cultura, Festival Satyrianas recebeu este ano 520 inscrições de 21 estados brasileiros, além dos internacionais. Além dos inscritos, foram realizados mais de 50 eventos dirigidos a artistas especialmente convidados para esta edição. O público estimado é de 25 mil espectadores.

A programação reúne espetáculos de teatro, circo, dança, contação de histórias, digital, infantil, juvenil, performance, shows musicais, além de cinema, literatura, workshops e eventos especiais. Em eventos especiais destaque para o Esquenta, a Abertura, Autopeças, Cia Base, Dramamix, Fotomix, Gambiarra, Satyribilidade, Satyriblack, Satyrigrantes, Satyrinários, Satyritrans, Sprints Críticos e Show de Boate.

Confira a programação que acontece na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro durante as Satyrianas

Recentes

11/06/2024

Confira como foram as apresentações do primeiro dia do Cena Única na SP Escola de Teatro

10/06/2024

Estudantes de Sonoplastia recebem convidados especiais durante as aulas de maio

10/06/2024

SP Escola de Teatro lança livro que propõe novo olhar descentralizado para o teatro brasileiro

07/06/2024

Estudantes de Técnicas de Palco apresentam resultado dos estudos sobre adereços de cabeça

06/06/2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Quem é o dono do passado? (An)Arquivando Histórias de Dança”

05/06/2024

Estudantes da SP Escola de Teatro estreiam a peça “E se sempre fosse dia?”

05/06/2024

6º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

04/06/2024

Cena Única, com leituras autorais dos estudantes de Dramaturgia, acontece nos dias 8 e 14 de junho

03/06/2024

Confira como foi o workshop “Os Clássicos na Atualidade – Uma Provocação”

468 de 1027 resultado(s)