Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Rodolfo García Vázquez representa a SP Escola de Teatro em três universidades europeias

O coordenador da linha de estudo de direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, Rodolfo García Vázquez, irá representar a instituição em cursos que ministrará na Europa no mês de outubro.

A convite dos programas de artes cênicas de Oslo Academy of Theatre (Noruega), Stockholm University of the Arts (Suécia) e The University of the Arts Helsinki (Finlândia), Vázquez irá lecionar dentro desses cursos universitários sobre pautas que são pilares de suas pesquisas como diretor e professor. Além disso, vai expor os dispositivos conceituais e práticos do que se constitui como o sistema pedagógico da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), utilizado na SP Escola de Teatro.

Em Estocolmo, nas primeiras duas semanas, darei aulas para os estudantes do programa de mestrado em atuação, sendo que o principal tema será o teatro ciborgue. Na terceira semana, será a vez de Oslo, onde vou ministrarei um curso, também na pós-graduação, mas dessa vez sobre teatro decolonial; por fim, na última semana, será a vez de Helsinque, onde leciono na graduação e na pós, novamente com as aulas voltadas para os procedimentos do teatro decolonial”, afirma o encenador e pedagogo.

O convite confirma, mais uma vez, o sucesso das ações internacionais da Escola no exterior. Desde 2020, Vázquez integra o núcleo de coordenadores do programa Alexandria Nova, que envolve sete universidades europeias, onde já ministrou aulas e seminários, de forma tanto online quanto in loco, e por meio da qual publicou o artigo “The Decolonial Directing Approach” para o livro “For Direction : Rethinking Theatre Directing Practices and Pedagogies In The 21st Century”.

A enorme repercussão que esses trabalhos causaram levou as universidades de Oslo, Estocolmo e Helsinque, que também fazem parte do Alexandria Nova, a convidarem Rodolfo García Vázquez para partilhar dos processos artísticos e pedagógicos aos quais está envolvido na SP Escola de Teatro, na MT Escola de Teatro e na Cia. de Teatro Os Satyros.





Recentes

31/10/2024

Programa Oportunidades e estudantes promovem atividades teatrais no Centro de Acolhida da Mooca

30/10/2024

Confira como foi a abertura do curso “Autonomia Financeira Trans: Empregabilidade, Empreendedorismo e Projetos Socioculturais”

29/10/2024

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam seus segundos experimentos do semestre

29/10/2024

Veja como foi a oficina “O corpo negro e o teatro” na SP Escola de Teatro

29/10/2024

SP Escola de Teatro se despede da artista sueca Suzanne Osten

28/10/2024

SP Escola de Teatro abre período de transferência interna de estudantes dos cursos técnicos

24/10/2024

Obras inéditas do Atelier de Composição Lírica estreiam no Theatro São Pedro com libreto de Luísa Tarzia, aluna da SP Escola de Teatro

23/10/2024

Programa Oportunidades realiza atividade de contrapartida na Faculdade Cultura Inglesa

17/10/2024

Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro faz parceria com SATED

90 de 775 resultado(s)