Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Rodolfo García Vázquez representa a SP Escola de Teatro em três universidades europeias

O coordenador da linha de estudo de direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, Rodolfo García Vázquez, irá representar a instituição em cursos que ministrará na Europa no mês de outubro.

A convite dos programas de artes cênicas de Oslo Academy of Theatre (Noruega), Stockholm University of the Arts (Suécia) e The University of the Arts Helsinki (Finlândia), Vázquez irá lecionar dentro desses cursos universitários sobre pautas que são pilares de suas pesquisas como diretor e professor. Além disso, vai expor os dispositivos conceituais e práticos do que se constitui como o sistema pedagógico da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), utilizado na SP Escola de Teatro.

Em Estocolmo, nas primeiras duas semanas, darei aulas para os estudantes do programa de mestrado em atuação, sendo que o principal tema será o teatro ciborgue. Na terceira semana, será a vez de Oslo, onde vou ministrarei um curso, também na pós-graduação, mas dessa vez sobre teatro decolonial; por fim, na última semana, será a vez de Helsinque, onde leciono na graduação e na pós, novamente com as aulas voltadas para os procedimentos do teatro decolonial”, afirma o encenador e pedagogo.

O convite confirma, mais uma vez, o sucesso das ações internacionais da Escola no exterior. Desde 2020, Vázquez integra o núcleo de coordenadores do programa Alexandria Nova, que envolve sete universidades europeias, onde já ministrou aulas e seminários, de forma tanto online quanto in loco, e por meio da qual publicou o artigo “The Decolonial Directing Approach” para o livro “For Direction : Rethinking Theatre Directing Practices and Pedagogies In The 21st Century”.

A enorme repercussão que esses trabalhos causaram levou as universidades de Oslo, Estocolmo e Helsinque, que também fazem parte do Alexandria Nova, a convidarem Rodolfo García Vázquez para partilhar dos processos artísticos e pedagógicos aos quais está envolvido na SP Escola de Teatro, na MT Escola de Teatro e na Cia. de Teatro Os Satyros.





Recentes

08/01/2025

Edital Ocupa LabMultipalco seleciona coletivos gaúchos de teatro

06/01/2025

Veja como foi o workshop “Jogos de improviso e roteiro: dispositivos dramatúrgicos para a criação de esquetes”

03/01/2025

Veja como foram os Experimentos Finais dos estudantes da SP Escola de Teatro

31/12/2024

Retrospectiva 2024: todo o talento dos estudantes no palco

30/12/2024

Retrospectiva 2024: um ano repleto de ações do Programa Oportunidades

27/12/2024

Retrospectiva 2024: centenas de estudantes passaram pelos cursos de Extensão Cultural

25/12/2024

Retrospectiva 2024: um ano cheio de livros e revistas incríveis para o público

23/12/2024

Retrospectiva 2024: um ano repleto de incríveis apresentações teatrais

20/12/2024

Espetáculo “Radicalidades Feministas: Porque o Silêncio Também É Fala” estreia em 18/1 na SP Escola de Teatro

144 de 889 resultado(s)