Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Beth Lopes assume a coordenação pedagógica do curso técnico da SP Escola de Teatro

Na última segunda-feira, 27, a SP Escola de Teatro reuniu os seus colaboradores em um café da manhã na sede Roosevelt para celebrar a troca da coordenação pedagógica da instituição, que será assumida por Beth Lopes. O evento marcou um momento importante do projeto, que é ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e administrado pela Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça).

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, convidou todos os coordenadores das oito linhas de estudo que compõem o projeto pedagógico – Hugo Possolo (Atuação), J.C. Serroni (Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco), Rodolfo García Vázquez (Direção), Marici Salomão (Dramaturgia), Raul Barreto (Humor), Guilherme Bonfanti (Iluminação), Tâmara David (Sonoplastia) – para agradecer à contribuição fundamental de Joaquim Gama durante o período em que esteve à frente do trabalho e dar boas-vindas a Beth Lopes.

“Sem medo de errar, a gente modificou a cena teatral não só de São Paulo, mas do Brasil. Acho que isso parte dessa nova dramaturgia, desse novo jeito de ver teatro que vem do movimento Praça Roosevelt, onde a Escola nasceu”, afirma Cabral.

Ele também relata que foi um processo de transição tranquilo, mas obviamente com um pouco de dor e com algumas dificuldades que esse momento requer. Joaquim Gama se despede da SP Escola de Teatro e recepciona Beth Lopes de uma forma acolhedora.


“Eu sempre me vi muito mais como um instrumento do que um protagonista nessa Escola. Não existe protagonista, inclusive essa é a base das nossas propostas pedagógicas. Eu estou muito feliz, porque é a Beth quem está assumindo, é alguém que está no princípio de tudo, além de ser uma pessoa doce e de uma ética ímpar”, se despede Joaquim Gama.

É com muita gratidão que todos os colaboradores e coordenadores da SP Escola de Teatro recebem a nova coordenadora pedagógica da instituição. Beth Lopes representa a chegada de mais uma mulher para o projeto, concretizando a diversidade que a SP tanto preza.

“Eu me aposentei há alguns anos, mas não consegui ficar parada, então peço licença para entrar no espaço de vocês e de trabalhar com vocês. Sinto muito afeto, muita criatividade e muita alegria. Eu conheço a Escola já há algum tempo e admiro demais o trabalho dos estudantes, dos professores e dos funcionários”, concluiu ela após seu discurso de recepção.

Beth Lopes é professora livre-docente da USP, pesquisadora e diretora teatral. Entre seus principais espetáculos como encenadora estão “Doces Lembranças” (1998), “Silêncio” (2000), “Descartes” (2001), “Albergue de Fantasmas” (2003) e “Quarteto em Diagonal” (2004).



Recentes

22/12/2022

Processo Seletivo 1/2023: Confira os aprovados para turmas do 1º semestre de 2023

20/12/2022

Programa Oportunidades lança projeto Biblioteca Transterritorial, com entrevistas com refugiados e imigrantes moradores da região do Brás, em São Paulo

19/12/2022

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, é homenageada em premiação em Bruxelas, na Bélgica

15/12/2022

Hugo Possolo, Ivam Cabral e Miguel Arcanjo, da SP Escola de Teatro, são homenageados nas premiações da Cultura 2022 do Gov. do Estado de São Paulo

13/12/2022

Estudantes do curso técnico em teatro da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2022

12/12/2022

Estudantes e colaboradores da SP Escola de Teatro marcam presença no lançamento da instalação Carolina Maria de Jesus, na Biblioteca Adelpha Figueiredo

12/12/2022

Confira quem são os vencedores do Prêmio Solano Trindade 2022

05/12/2022

Ivam Cabral e Marcio Aquiles viajam para Bruxelas para receberem prêmio internacional da ADAAP

02/12/2022

Exposição idealizada pela SP Escola de Teatro e Biblioteca Adelpha Figueiredo homenageia Carolina Maria de Jesus em instalação biográfica

486 de 616 resultado(s)