Confira como foi o primeiro evento voltado aos estudantes indígenas da SP Escola de Teatro
Na última terça-feira, 25 de abril, aconteceu a mesa de debates “Território Siará”, o primeiro evento voltado aos estudantes indígenas da SP Escola de Teatro, organizado por Monica Madureiro, bibliotecária da Escola, e por João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades.
Com o tema sobre “Memória”, o objetivo foi fomentar o debate do Abril Indígena e estimular uma reflexão sobre ancestralidade e oralidade. Além disso, também foi levantado a importância da biblioteca como lugar de preservação de memória, saber e conhecimento de um povo, em paralelo à questão urgente da memória dos povos originários do território brasileiro, os quais, em sua maioria, tiveram suas memórias e tradições destruídas durante séculos de colonização.
A mesa foi aberta ao público e contou com a participação dos estudantes da Escola: Mario Tadeo Urzagaste Galarza, Omabz Kwarahy, Alícia Machaca, Dunstin Farias de Sá Novaes e Raiane de Souza Silva, os quais relataram suas ideias, experiências e intervenções.
Mauricio Paroni, coordenador da Biblioteca da SP Escola de Teatro, também esteve presente e levou como referência o ensaio “História de Lince”, do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, estudioso dos povos originários do continente americano.
?Confira as fotos: