Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira a segunda apresentação dos experimentos cênicos dos estudantes da SP Escola de Teatro

A partir da temática proposta como material de estudo deste primeiro semestre de 2023 “O direito de sonhar: Qual o espaço para a utopia?”, os estudantes do Curso Técnico de Teatro da SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), fizeram a segunda apresentação dos experimentos cênicos, na última semana.

Os estudantes se reuniram em núcleos, formados por pelo menos 1 integrante de cada linha de estudo da instituição, e produziram exposições poéticas, transformando teoria em prática. Nessa segunda apresentação, os estudantes mostraram o desenvolvimento dos aprendizados ao longo do semestre, a partir das devolutivas dos docentes após os primeiros experimentos.

“Os experimentos são uma forte ferramenta pedagógica e artística da SP Escola de Teatro que, embora arriscada e instável, permite que o público veja a potência imaginativa dos núcleos de estudantes, das diferentes linhas de estudo, a partir das provocações sugeridas pelos artistas e docentes que com eles trocam experiências”, explica Beth Lopes, a coordenadora pedagógica.

No total, foram formados 16 núcleos para criação e elaboração dos projetos, sendo 8 do Módulo Azul (turma matutina) e 8 do Módulo Verde (turma vespertina). O eixo de estudo do Módulo Azul é performatividade, com o objeto de pesquisa na trajetória artística de Eleonora Fabião. Já o foco do Módulo Verde é personagem/conflito, abordando o texto dramatúrgico “Cinco – Vinte e Cinco”, de Danila Privsalov.

A cada semestre, de acordo com o eixo e o material previstos para o módulo, são definidos os pensadores que possibilitam estabelecer discussões entre os aprendizes e aquilo que os rodeia, propiciando um olhar sobre o mundo. O operador de ambos os módulos é Eduardo Galeano.

Os coordenadores e artistas docentes de cada linha de estudo do curso técnico estiveram presentes nas apresentações avaliando os trabalhos, que são frutos das pesquisas desenvolvidas até o momento. Ao final do semestre, ainda terá a terceira apresentação de experimento cênico e desta última vez a entrada é livre e gratuita para o público em geral.

“O valor da experimentação, assim, se torna incontestável mediante a reflexão e as transformações de toda a matéria cênica que nos apresentaram nessa segunda etapa. Durante cerca de uma semana de trabalho intenso, os estudantes comprovaram a potência criativa dos resultados! Assistimos entusiasmados os experimentos se transformarem e fazerem desabrochar novos artistas, textos e cenas sofisticadas com direito a todos os ingredientes visuais e sonoros. Vivas para essa gente de teatro!”, conclui Beth Lopes.

?Confira a galeria de fotos:


Recentes

10/01/2023

Ivam Cabral, diretor executivo, e Maria Bonomi, presidente do conselho de administração da ADAAP, conquistam a Medalha M.M.D.C Caetano de Campos, maior honraria do Governo do Estado na área da Educação

09/01/2023

SP Escola de Teatro convida todas e todos para o lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado, na quinta, 19 de janeiro

06/01/2023

Produção da SP Escola de Teatro reconstrói calçada do prédio histórico da sede Brás!

04/01/2023

Confira o passo a passo de como acessar o catálogo virtual da Biblioteca da SP Escola de Teatro

04/01/2023

Adaap atinge pontuação máxima no Índice de Transparência (IT) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

22/12/2022

Processo Seletivo 1/2023: Confira os aprovados para turmas do 1º semestre de 2023

20/12/2022

Programa Oportunidades lança projeto Biblioteca Transterritorial, com entrevistas com refugiados e imigrantes moradores da região do Brás, em São Paulo

19/12/2022

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, é homenageada em premiação em Bruxelas, na Bélgica

15/12/2022

Hugo Possolo, Ivam Cabral e Miguel Arcanjo, da SP Escola de Teatro, são homenageados nas premiações da Cultura 2022 do Gov. do Estado de São Paulo

810 de 945 resultado(s)