Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira o estande do Brasil na Quadrienal de Praga 2023, com participação da SP Escola de Teatro

Até dia 18 de junho, acontece a Quadrienal de Praga 2023, a mais importante mostra internacional nas áreas de design de cena, cenografia e arquitetura teatral. A SP Escola de Teatro tem papel de destaque na edição desse ano. Dos 14 profissionais que compõem o grupo curatorial brasileiro da Mostra dos Estudantes, seis são membros da instituição.

O estande brasileiro, construído com ajuda dos profissionais da SP Escola de Teatro, foi batizado de “A Barraca”. Aos visitantes o grupo brasileiro explica mais sobre A Barraca:

“A Quadrienal de Praga de 2023 lançou à mostra dos estudantes um provocante desafio: o espaço ao ar livre. A Mostra se instalaria nas ruas do Mercado do Antigo Matadouro. Não perdemos o chão, mas perdemos o teto. Sem teto – homeless. A partir daí o ‘genius loci’ do mercado de Praga e o ‘genius loci’ de nossas feiras livres se comunicam, soprando em nossos ouvidos, foi se materializando a ideia de barraca, tenda, abrigo de lona, construção leve. Nosso projeto traduz cenograficamente o conceito ‘barraca’. Regido por simplicidade sem simplificação, tocamos em tradições ancestrais que nos ligam ao teatro. No nascimento do teatro grego, uma barraca sobre uma carroça foram as primeiras construções cenográficas: o rito, o efêmero, a feira, nomadismos & ciganagem, a mambembagem, mascates, circo-teatro, lona, tablado, festa, está tudo ali tecendo complexos & fascinantes trançados culturais. Aberto aos quatro ventos os limites do dentro e do fora, se borram. Receptivo e vulnerável. Labiríntico e múltiplo, A Barraca é metáfora do país. Em diálogo de contraste com a simplicidade da estrutura, os trabalhos dos estudantes, razão da mostra, são valorizadas como joias (raras?). Flutuam em totens transparentes, oferecendo vários pontos de observação, abrindo-se a novas significações. Nosso espaço homenageia o grande cenógrafo brasileiro Santa Rosa e exalta a rica diversidade de manifestações dramáticas, cenográficas e performáticas do povo brasileiro”.

“O estande dos estudantes brasileiros é um dos grandes destaques da Quadrienal, com muita inventividade, onde artesania e processos criativos estão explícitos. Há trabalhos de outros países interessantes, sem dúvida, mas a seção do Brasil se sobressai porque, além do aspecto conceitual, fica evidente toda a construção cenográfica feita pelos próprios alunos. Cada maquete traz um pouco das nossas linguagens e investigações de cada região do país, estamos muito bem representados”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro e um dos curadores do evento.

Na última semana, embarcaram para Praga rumo à PQ23 Ivam Cabral, diretor da SP Escola de Teatro; Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais e do Selo Lucias; e os docentes J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e de Técnicas de Palco, Viviane Ramos, formadora do curso de Técnicas de Palco, e Telumi Hellen, formadora do curso de Cenografia e Figurino.

Já os estudantes que foram para o intercâmbio em Praga, para a PQ23, são Hélia Maria Araújo Lopes, Douglas Vendramini e Camila Bueno, de Técnicas de Palco; Lara Paim, Carol Batista, Samara Pavlova Fantin e Úga agÚ, de Cenografia e Figurino; e Gabriela Araújo, de Iluminação. 

O grupo da Escola ajudou na montagem do estande do Brasil na mostra e participará das atividades até 18 de junho. Confira a programação completa da PQ23 aqui.

Veja como ficou o estande do Brasil na PQ23:




Recentes

07/04/2022

TBT: Relembre o espetáculo As Velhas, com Maria Alice Vergueiro e o grupo Pândega, em cartaz na SP Escola de Teatro em 2014!

06/04/2022

Estudantes da SP põem em prática o que aprenderam com poéticas de rua nos primeiros experimentos cênicos do semestre; confira!

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

04/04/2022

Entrada da sede Roosevelt da SP ganha novo visual pelas mãos do artista visual e grafiteiro Dennys Leite, colaborador da instituição

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

01/04/2022

Projeto social da Adaap oferece aulas de redação para vestibulandos de escolas públicas

31/03/2022

Daniel Pires, estudante de atuação SP, protagoniza peça multiplataforma que provoca o público com textos de Fernando Pessoa e Clarice Lispector

31/03/2022

TBT: Relembre a visita de Nathalia Timberg à SP Escola de Teatro em 2016!

31/03/2022

Hugo Possolo, coordenador de atuação, encena solo no 30º Festival de Curitiba e fala como a SP o transformou como artista

594 de 616 resultado(s)