Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Grupo de jovens da Fundação CASA visita as duas sedes da SP Escola de Teatro

SP Escola de Teatro recebeu no dia 10 de julho um grupo de jovens que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Juquiá e Topázio, centros socioeducativos da Fundação CASA localizados no Complexo do Brás, na capital paulista.

O foco foi conhecer a instituição, assistir aos experimentos cênicos dos estudantes e participar de uma roda de conversa após as apresentações.

No último semestre, o Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro realizou oficinas artísticas nos CASAs Juquiá e Topázio. Semanalmente ocorreram duas oficinas, teatrais e circenses, ministradas pelos estudantes da instituição de ensino, contemplados com a Bolsa-Oportunidade.

As atividades foram acompanhadas por João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades, e Diane Boda, arte educadora e orientadora responsável pelas atividades.

“A apreciação artística pode fazer parte de todo processo pedagógico em artes e considero parte fundamental tanto para ampliação de repertório como para despertar a apreciação, o exercício de comunicar o que gostamos, o que não gostamos e verbalizar os motivos. A saída de jovens da Fundação CASA para assistir os experimentos da SP Escola de Teatro envolveu outros elementos, como o estreitar de um vínculo construído ao longo de 10 encontros tanto com as e os aprendizes da SP, como com a própria instituição. Os jovens puderam conhecer o espaço de que tanto falamos ao longo das oficinas e dar concretude ao que fizemos. Além disso, entrar e sair todas as semanas das unidades da Fundação CASA moveu o desejo de que eles pudessem também sair daquele espaço, mudar as paisagens e respirar ares diferentes que permitem arejar as ideias”, relata Diane Boda.

Os estudantes-bolsistas envolvidos nas oficinas foram: Zeferina (Atuação), Cesar Divino (Humor), Manuel Victor (Dramaturgia), Filipe Peixoto, vulgo Samurai, (Direção), Eluizio Felix (Humor), Dandara Ferreira dos Santos (Atuação), Diego Looman (Humor), Evelyn Heloisa (Atuação) e Lucas Guilherme dos Santos (Direção).

“No CASA Topázio, acompanhei o grupo de 20 adolescentes que participou das oficinas de arte cultura proporcionadas pela equipe da SP Escola de Teatro. Para a visita, escolhemos oito jovens para conhecerem as duas sedes da Escola. Foi um dia muito interessante para eles, pois nunca tinham assistido a uma peça teatral. Depois da visita, pude ver a emoção e alegria no olhar deles. Esses momentos são de muita importância para esses adolescentes, pois, muitas vezes, é a única ocasião em que eles conseguem ter contato com esse tipo de arte. Para mim também foi muito gratificante acompanhá-los”, conta Maria da Luz Pereira de Carvalho, pedagoga do CASA Topázio que acompanhou a visitação.

?Confira as fotos:


Fotos: Ana de Castro/ADAAP

Recentes

28/05/2024

Confira como foi a residência artística “Eu Não Vou Fazer Greta Garbo”

27/05/2024

Veja como foram os cursos de extensão da SPET no Edifício Oswald de Andrade

24/05/2024

2º dia da Mostra de Microcenas acontece neste sábado (25)

23/05/2024

Veja como foi o primeiro dia da Mostra de Microcenas na SP Escola de Teatro

22/05/2024

Programa Oportunidades, da SP Escola de Teatro, contrata jovem aprendiz da Fundação CASA

22/05/2024

5º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

21/05/2024

SP Escola de Teatro abre 4 novos cursos gratuitos na Oficina Cultural Oswald de Andrade

20/05/2024

Oficina “Artistas Realizadores” começa na SP Escola de Teatro com Carmo Dalla Vecchia

20/05/2024

Helena Ignez, conselheira da Adaap, dirige o filme “A alegria é a prova dos nove”, com Ney Matogrosso

72 de 616 resultado(s)